Ultima atualização 21 de outubro

Ibracor reforça supervisão orientativa aos associados

A entidade enviou um questionário no qual são abordadas as atividades que os corretores de seguro devem observar, sob pena de sofrerem penalidades impostas pela Susep

O Ibracor deu mais um passo para reforçar o seu papel e implementar a supervisão orientativa. Trata-se de um questionário enviado aos associados, no qual são abordadas as atividades que os corretores de seguro devem observar, sob pena de sofrerem penalidades impostas pela Susep.

O questionário tem por objetivo orientar os associados sobre os controles que devem manter e as informações que precisam fornecer aos seus segurados. Vale ressaltar que essas questões ganharam relevância a partir do início da vigência da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que deve ser estritamente seguida também pelas corretoras de seguros, pois há a previsão de punições severas que, muitas vezes, podem, inclusive, inviabilizar a continuidade da empresa.

O questionário foi encaminhado a todos os associados do Instituto por e-mail. “É de fácil resposta e não toma muito tempo”, afirma o diretor de Fiscalização da entidade, Paulo de Tarso Meinberg.

O acesso às informações é restrito ao Instituto. As respostas ao questionário indicarão o perfil atual dos corretores de seguros, permitindo à organização desenvolver programas de orientação para o desenvolvimento da categoria, cumprindo assim o seu Plano de Supervisão Orientativa.

Essas respostas também irão subsidiar o relatório anual de atividades, que será encaminhado à Susep no início do próximo ano. “É muito importante que todos respondam o questionário para obtermos o perfil exato dos corretores de seguro”, ressalta Meinberg.

Atualmente 20% dos corretores recadastrados já são associados à entidade, única autorreguladora autorizada pela Superintendência. A expectativa é de que esse percentual cresça rapidamente, até porque, quanto mais corretores de seguros aderirem, maior será a representação.

“O nosso objetivo é fortalecer a profissão do corretor de seguros, pilar fundamental do Sistema Nacional de Seguros”, enfatiza Meinberg, acrescentando que, ao se associar ao Instituto, o profissional assume um compromisso com a ética e as boas práticas, conquistando, assim, o seu direito a ter um o “selo de qualidade” concedido pela autorreguladora.

O questionário em formato digital pode ser acessado neste link.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO