Ultima atualização 09 de outubro

Corretor de seguros: uma missão de proteção

O profissional do presente e do futuro deve ter como premissa a adaptação as tecnologias, que permitem a ampliação da oferta de produtos e serviços e possibilita um alcance maior de pessoas

O setor de seguros tem passado por uma série de restruturações. Mesmo antes da pandemia e do isolamento social, era possível perceber um grande movimento de mudança no mercado, e com esse novo cenário, esse processo foi acelerado. Dessa forma, em busca de alternativas, o corretor de seguros teve que se adaptar para acompanhar as transformações no mundo.

No ramo de seguros, diante dos desafios da crise, os corretores que já tinham o papel fundamental para o setor, ganharam uma responsabilidade ainda maior: a missão de disseminar a cultura do seguro e de oferecer mais do que produtos, mas sim valor agregado a proteção. O cuidado com a saúde, a proteção de quem se ama, o planejamento financeiro e o resguardo do patrimônio, se tornaram fatores cruciais em um momento com tantas incertezas.

Leonardo de Freitas

De acordo com um estudo recente da Febraban, a saúde e as questões financeiras são prioridade para a vida pós-pandemia. A pesquisa também mostra que a moradia e a segurança crescem como gatilho para quem visa um investimento a longo prazo. A partir disso, percebemos que existe uma propensão para o aumento da conscientização dos brasileiros em relação a proteção, especialmente com a visão da possibilidade de imprevistos.

Com esse novo perfil de consumidor, mais ávido por segurança, surgem novas oportunidades na oferta de seguros e na atuação do corretor. O universo segurador é pautado pelo cliente e para atender as novas demandas é preciso aderir uma abordagem diferenciada. Não basta apenas oferecer produtos de qualidade e tecnologias inovadoras se a jornada do usuário não for inspiradora. Estamos vivendo um processo de construção desse novo consumidor, que resultará na necessidade de um novo profissional, sempre aberto a se reinventar e a se especializar.

Percebo que os corretores estão aprimorando cada vez mais suas habilidades, identificando as reais necessidades do cliente e suas possibilidades de investimento para, a partir delas, atuar como um consultor de riscos. O foco sai do produto e volta-se completamente para a pessoa. Deste modo, para a oferta de um gerenciamento amplo de investimentos consultivo e estratégico, o setor necessita de especialistas em pessoas, atuando de forma individualizada e cada vez mais profissional. Além disso, é importante ter em mente que as pessoas possuem diferentes necessidades ao longo da vida. Compreender o cliente e a fase que ele atravessa, suas reais demandas e particularidades, é uma tarefa da natureza do corretor. Trata-se de ir além do produto, é oferecer soluções que vão de encontro com os desejos do cliente.

Cada vez mais vamos ouvir falar de vendas empáticas, pois as pessoas não buscam apenas por produtos e coberturas, mas sim por propósitos e valores que proporcionem segurança, conforto e bem-estar. Para isso, é importante que o corretor se aproxime do segurado, estando sempre presente e estabelecendo uma relação de troca e confiança. E as seguradoras, para auxiliá-los nessa nova jornada, podem fornecer ferramentas para que eles possam realizar a consultoria de forma mais assertiva.

Quando pensamos no profissional do presente e do futuro, este deve ter como premissa a adaptação as tecnologias, que além de permitir a ampliação da oferta de produtos e serviços, também possibilita um alcance maior de pessoas. A digitalização vem transformando o mercado segurador; as vendas por meio dos canais digitais se revelaram como um dos métodos mais promissores, possibilitando mais agilidade por meio do atendimento multicanal.

Contudo, em outubro comemora-se o Dia do Corretor, e são mais de 50 anos de história que revelam uma jornada longa em busca de assegurar proteção e bem-estar. Desde 1970, quando a data foi criada com o intuito de homenagear a categoria, a importância desse profissional é reforçada, e o reconhecimento do seu papel para o setor também, como parceiro das seguradoras nessa nobre missão de proteção.

* Por Leonardo de Freitas, diretor da Organização de Vendas do Grupo Bradesco Seguros

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock