Ultima atualização 23 de setembro

Tecnologia pode alavancar adesão ao seguro rural

Com o auxílio de ferramentas tecnológicas, é possivel oferecer melhores condições de cobertura aos segurados e proporcionar uma operação viável para as seguradoras

O uso de tecnologias, associado a uma maior capacidade de resseguros e do aumento da subvenção ao prêmio, poderá ajudar a triplicar, em cinco anos, a área agrícola com seguro climático no Brasil. Essa é a avaliação de André Corsini, diretor-geral da sucursal da startup israelense Agritask no País, segundo o Valor Econômico.

Em 2019, a área segurada no Brasil totalizou 6,7 milhões de hectares, ou 14,5% da área agrícola, incluindo os contratantes do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), bem abaixo do patamar observado nos EUA, onde 90% da área agrícola, ou seja, 150 milhões de hectares, é segurada. “O seguro se torna acessível a partir do momento em que está massificado, e esse crescimento da base no Brasil emperrou até aqui na falta de clareza sobre o risco da lavoura”, afirma o executivo.

Segundo o executivo, isso encarece o produto para a maior parte dos agricultores que, quando julgam ter baixo risco, simplesmente não contratam a proteção mesmo sabendo da sua importância. A startup atua em diversas frentes no ramo da agricultura digital e é uma das empresas que tentam mudar essa realidade a partir da análise de imagens de satélite, bases de dados públicas e levantamentos a campo.

Corsini explica que o objetivo final é oferecer melhores condições de cobertura aos segurados e proporcionar uma operação viável para as seguradoras. Segundo ele, o serviço se torna barato para as seguradoras, que podem oferecer produtos aos agricultores com prêmios com valores de 10% a 20% menores e alavancar mais contratações.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock