Ultima atualização 29 de setembro

Susep quer dar mais liberdade para contratos de seguros

Proposta da consulta pública aberta pela entidade tem como objetivo simplificar, flexibilizar e desburocratizar os seguros de grandes riscos

Liberdade de atuação. É o que Solange Vieira, superintendente da Susep, afirmou durante o webinar promovido pela autarquia na última sexta-feira, 25 de setembro. Ao anunciar a consulta pública sobre o seguro de grandes riscos, Solange tem dito que em seguros de grandes riscos o porte econômico e a capacidade técnica das partes demandam menos intervenção regulatória.

Além da superintendente da entidade, participaram do evento online o procurador-chefe, Igor Lourenço; o diretor da Superintendência, Danilo Moura; e o coordenador-geral de Grandes Riscos e Resseguros, Diogo Ornellas.

Ornellas foi o primeiro a falar e explicou como está formatada a proposta da autarquia que está sob consulta até o dia 9 de outubro. Ele afirmou que o objetivo é diferenciar de grandes riscos e massificados que têm características distintas.

O coordenador-geral lembrou também que houve envolvimento das áreas técnicas e jurídicas da entidade. “Chamamos algumas organizações internacionais e players do mercado para discutir e dar um novo paradigma para o setor de grandes riscos”, ressaltou

Ele enfatizou na proposta da consulta pública que está em aberto propõe a simplificação, flexibilização e desburocratização, pois é sugerida a eliminação de planos padronizados. “Sem submissão ou aprovação das condições contratuais e nota técnica atuarial pela Susep”, disse.

Ornellas acrescentou ainda que o novo marco regulatório foi pensado porque o Brasil ocupa 40ª posição na penetração de grandes riscos. “ O Brasil fica atrás de países com economia menor como Peru, Argentina e Costa Rica. Entendemos que poderíamos dobrar a participação em grandes riscos, a norma sozinha não vai fazer milagre, mas traz benefício ao mercado”.

Lourenço aposta que a proposta é inovadora e “que deve gerar muitos frutos”. Segundo ele, a ideia é disponibilizar ao mercado a possibilidade de negociar os melhores produtos para atender todos os tipos de demanda.

Ao responder questões enviadas por quem acompanhava o webinar, Solange disse que o resseguro será a parte “porque há coisas que precisam de lei”.

Diante de algumas perguntas que questionavam como ficariam alguns pontos, Solange enfatizou a livre iniciativa. “Estamos dando liberdade de pactuação entre as partes: elas podem fazer o contrato que quiserem”, afirmou.

A consulta pública de grandes riscos ficará aberta até o dia 9 de outubro no site da entidade.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock