13/08/2022

Seguradora espanhola passa a utilizar IA para avaliar sinistros

Pela primeira vez, uma seguradora na Espanha, a Admiral Seguros, está utilizando Inteligência Artificial (IA) para criar avaliações de danos e gerar uma oferta de pagamento imediato por veículos danificados.

Para isso a companhia usa uma solução desenvolvida pela empresa tecnológica Tractable, que avalia com precisão os danos nos veículos com fotografias enviadas através de uma aplicação Web. A aplicação, por meio da IA, efetua as tarefas manuais complexas normalmente realizadas por um perito e produz uma avaliação em segundos, muitas vezes sem a necessidade de revisão adicional.

Após a validação da avaliação, a seguradora a utiliza para fazer ofertas de pagamento imediato aos corretores, quando apropriado, permitindo-lhes resolver os sinistros em minutos, mesmo na primeira chamada.

José María Pérez de Vargas, chefe de Gestão de Clientes na companhia, afirma que “a empresa continua a progredir na digitalização como forma de prestar um melhor serviço aos corretores, fornecendo-lhes um meio fácil, seguro e transparente de avaliar os danos sem a necessidade de viajar, conseguindo a compensação em poucas horas. É um processo de gestão de sinistros simples e inovador”.

Adrien Cohen, co-fundador e presidente da Tractable, diz que “ao utilizar a nossa IA para oferecer pagamentos imediatos, a seguradora resolverá muitos sinistros quase instantaneamente. Isto é fundamental para a nossa missão de utilização de Inteligência Artificial para acelerar a recuperação, reduzindo a duração do processo de semanas para minutos”.

A IA da organização utiliza deep learning para visão por computador, além de técnicas de machine learning. Ela é treinada com base em vários milhões de fotografias de danos em veículos e os algoritmos aprendem com a experiência ao analisar uma grande variedade de exemplos diferentes. A tecnologia da empresa pode ser aplicada em qualquer veículo a nível mundial.

A IA permite que as seguradoras avaliem danos nos veículos, partilha operações de reparação recomendadas e orienta o processo de gestão de sinistros para garantir que estes são solucionados o mais rapidamente possível.

De acordo com a seguradora, a aplicação desta tecnologia no setor dos seguros constituirá um grande passo na digitalização e proporcionará uma grande melhoria na experiência do cliente das marcas de seguros Admiral na Espanha, a Qualitas Auto e a Balumba.

N.F.
Revista Apólice