Ultima atualização 28 de setembro

Sabemi celebra 47 anos com crescimento e expansão de portfólio

A trajetória de sucesso da Sabemi foi traçada com a valorização das pessoas e o foco no atendimento ao segurado, como destaca a Diretora de Planejamento e Compliance da Sabemi, Eliana Schwingel Diederichsen

A Sabemi Seguradora celebra em setembro 47 anos de trajetória com os olhos para o futuro. Combinando experiência e tecnologia, ela prepara-se para ser uma das protagonistas de um novo ciclo para os seguros de pessoas.

“O seguro de vida e de acidentes pessoais sempre foi tratado como uma espécie de tabu no Brasil”, explica a Diretora de Planejamento e Compliance da Sabemi, Eliana Schwingel Diederichsen, acrescentando que, com o acesso à informação e um olhar atento à educação financeira, essa percepção está mudando. O seguro de pessoas ganha mais relevância e, inclusive, passa a ser considerado um investimento.

A Sabemi se prepara para esse momento com inovação e com o que tem de melhor, as pessoas – a qualificação do time, o cliente no centro da discussão e o reforço de relacionamento com nossos parceiros –, como explica a executiva nesta entrevista:

Você está na Sabemi há mais de 35 anos. Sua carreira profissional está muito relacionada à trajetória da Sabemi. Como foi a sua experiência na companhia? 

Há 38 anos, a Sabemi era muito diferente do que é hoje. A Tecnologia da Informação e as áreas de sistemas, de maneira geral, ainda eram muito embrionárias nas empresas brasileiras. A Sabemi, por sua vez, não tinha nenhum processo de informatização iniciado. O meu primeiro grande desafio foi levar a empresa para um patamar elevado de tecnologia e informatização. Foi um trabalho inédito e intenso, mas que em poucos meses apresentou bons resultados e nos propiciou chegar onde estamos hoje.

Qual é o fator de sucesso da empresa?
Há muitas razões pelas quais a Sabemi construiu uma trajetória de sucesso, mas considero duas principais: a qualificação da equipe e a aproximação com a rede de parceiros e representantes comerciais. Ao longo dos anos, a Sabemi investiu fortemente na qualificação do seu time, não só a partir da contratação dos melhores profissionais, mas também acelerando o desenvolvimento dos colaboradores que já estavam na casa. A valorização das pessoas sempre foi um princípio cultivado de forma prioritária dentro da companhia. Internamente, costumamos dizer que a Sabemi não é a sua sede – um prédio de onze andares localizado no coração de Porto Alegre –, a Sabemi são as pessoas. As nossas pessoas. Uma empresa que não preza pelos seus colaboradores está fadada ao fracasso e, para nós, o nosso time vem em primeiro lugar, ao lado dos nossos clientes. Além disso, a Sabemi sempre manteve uma relação de profissionalismo e proximidade com a sua rede de parceiros e de representantes comerciais, investindo em cursos de formação e campanhas de incentivo.

Que fatores devem garantir a trajetória vitoriosa da companhia no futuro?
O futuro da Sabemi passa, essencialmente, pela compreensão da mudança do comportamento do consumidor final, que tem sido afetado de forma direta pelo cenário externo e pelo impacto que ele causa no que chamamos de “cultura do seguro”. É mandatório que as seguradoras tenham consciência sobre as novas demandas de mercado, revisem seu portfólio e ofereçam ao cliente o produto mais aderente à rotina dele. Neste sentido, a Sabemi já vem conduzindo alguns projetos e ações que colocam o cliente no centro da discussão.

Como você enxerga a cultura do seguro pessoal? Isso tem mudado junto com a pandemia?
O seguro de vida e de acidentes pessoais sempre foi tratado como uma espécie de tabu no Brasil. No entanto, nos últimos anos, as seguradoras e o órgão regulador, a Susep, tem conseguido alterar essa percepção da população, com a modernização das modalidades oferecidas ao público e a conscientização de que seguros são também um investimento. A Sabemi, por exemplo, acopla em suas modalidades uma série de benefícios à disposição do segurado, como descontos em farmácias, assistência residencial, entre outros. A médio prazo, esses auxílios impactam de forma positiva nos gastos mensais do segurado, além de garantir uma tranquilidade financeira para a família. Além disso, vale destacar que a pandemia alterou o comportamento das pessoas em relação à cultura do seguro de pessoas. Isso ocorre porque nunca se falou tão abertamente sobre a necessidade da proteção pessoal, em todos os sentidos. As pessoas estão cada vez mais atentas a isso e notamos, ainda que de forma lenta, que a adesão pelo seguro de pessoas tende a crescer nos próximos anos.

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock