Ultima atualização 17 de setembro

Morre Aloysio de Andrade Faria, fundador do Grupo Alfa

O executivo faleceu terça-feira na região de Campinas aos 99 anos, de causas naturais. O sepultamento será realizado em cerimônia restrita aos familiares e amigos
Aloysio de Andrade Faria
Aloysio de Andrade Faria

O Conglomerado Alfa comunicou o falecimento de seu fundador, Dr. Aloysio de Andrade Faria, ocorrido na terça-feira, 15 de setembro, pela manhã em sua fazenda, na região de Campinas (SP), aos 99 anos, de causas naturais. O sepultamento será realizado em cerimônia restrita aos familiares e pessoas mais próximas.

Mineiro de Belo Horizonte e acolhido pela comunidade paulista, Faria atuava como acionista controlador do Grupo e tinha deixado, há mais de 20 anos, a gestão de suas empresas a cargo de executivos com extensa carreira na companhia.

Formado médico gastroenterologista, também era conhecido por ser o controlador do Banco Real, instituição financeira que, durante muitos anos, foi uma das maiores do Brasil. O Banco Real teve como embrião o Banco da Lavoura de Minas Gerais, organização fundada em 1925 por seu pai, Clemente Faria, e ele que passou a administrar após a morte do seu progenitor, no final da década de 1940. O executivo também era controlador do Delta Bank, com operações nos Estados Unidos e em Cayman.

Após vender o Real, do qual era acionista controlador e presidente do Conselho de Administração, fundou em 1998 o Conglomerado Financeiro Alfa e a Alfa Seguros & Previdência. Também controlava empresas com atuação em diversas outras áreas, como a C&C Casa e Construção, o Transamérica Expo Center, a rede de Hotéis Transamérica, a Rádio Transamérica, a Águas Prata e a sorveteria La Basque, além do Grupo Agropalma.

Entusiasta das artes, Faria foi diretor do Museu de Arte Moderna de Belo Horizonte e também do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Valorizou as iniciativas culturais ao criar o Instituto Alfa de Cultura, mantenedor do Teatro Alfa, reconhecido por iniciativas socioculturais como o “Descobrindo o Teatro” e o “Alfa Criança”. Ao longo das últimas décadas, fez diversas doações para saúde e educação. Mesmo afastado da medicina, nunca deixou o assunto de lado.

Casado com Cléa Dalva de Campos Faria, já falecida, o empresário teve cinco filhas, que, na qualidade de acionistas e únicas herdeiras, vêm acompanhando há alguns anos a gestão das empresas.

“É um momento de dor, mas também de muita responsabilidade para darmos continuidade ao seu legado empresarial e pessoal, mantendo nossas empresas como exemplo de gestão competente, ética, séria e determinada a contribuir com a melhoria do país”, diz Antonio César Costa, membro do Conselho de Administração do Conglomerado.

N.F.
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO