Ultima atualização 01 de setembro

ICSS: confiança do mercado aumenta pelo terceiro mês seguido

Em agosto o ICSS ficou em 102,2, primeira marca positiva desde o início da pandemia do coronavírus, que abalou o mercado segurador

O mercado de seguros está mais otimista. É o que indica o Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS), pesquisa mensal realizada pela Fenacor com base em questionários respondidos por corretores de seguros, seguradores e resseguradores.

Em agosto o ICSS ficou em 102,2, primeira marca positiva desde o início da pandemia do coronavírus, que abalou o mercado segurador e todos os demais segmentos da economia.

Corretores

A exemplo do que foi registrado em julho, a pesquisa referente a agosto mostra que os mais otimistas são os corretores de seguros. Dos profissionais entrevistados, 88% acreditam que, nos próximos seis meses, o faturamento do setor ficará “melhor” (20%) ou, ao menos, estável (68%). Apenas 12% ainda temem queda da receita do setor.

Quanto à rentabilidade do mercado, aumentou de 40% para 68% o percentual de corretores que projetam a estabilidade nos próximos meses, enquanto 24% acreditam que o cenário ficará “melhor” e 8% enxergam ainda o risco de redução.

Seguradores

Já os seguradores estão mais pessimistas, sendo que 25% dos executivos ouvidos estimam que haverá queda do faturamento e 43% preveem redução da rentabilidade.

Ainda assim, 28% dos seguradores acreditam em um crescimento da receita no próximo semestre e 13% ainda apostam em uma rentabilidade maior.

Resseguradores

Os resseguradores têm uma visão bem próxima dos corretores de seguros. Para 86% dos entrevistados, o faturamento será “melhor” (43%) ou estável (43%). Somente 14% temem queda da receita.

Com relação à rentabilidade, 43% enxergam boas razões para se ter um cenário “muito melhor” (14%) ou “melhor” (29%) nos próximos meses, enquanto 43% projetam estabilidade e 14% um quadro menos rentável.

Economia

A pesquisa também consultou corretores de seguros, seguradores e resseguradores sobre suas expectativas com relação ao comportamento da economia nos próximos meses.

Entre os corretores de seguros entrevistados, 60% responderam que aguardam um cenário estável, 24% um quadro “melhor” e 4%, “muito melhor”. Apenas 12% temem um agravamento da situação atual na economia.

Os seguradores são mais pessimistas: 34% aguardam um cenário “pior” (21%) ou “muito pior” (13%), enquanto para 66% dos seguradores haverá um cenário “melhor” (38%), “muito melhor” (3%) ou estável (25%).

Já entre os resseguradores, 42% enxergam razões para temer um quadro “pior” (29%) ou “muito pior” (13%), 29% ainda veem um cenário de estabilidade e outros 29% apostam em melhorias na economia.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock