Ultima atualização 14 de setembro

IBDS critica plano da Susep de alterar normas de seguros de danos e grandes riscos

Para a entidade, a alteração das normas proposta pela reguladora restringirá a utilidade dos seguros

O Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS) enviou uma carta ao senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), relator do Projeto de Lei do Contrato de Seguro (PLC 29/2017), em manifestação contra a pretensão da Susep de reformar o regime jurídico dos contratos de seguro de danos de grandes riscos. A Superintendência abriu uma consulta pública no último dia 21/8, sugerindo mudanças nos contratos de seguros de danos para cobertura de grandes riscos e outra no dia 20/7, que dispõe de novas regras e critérios para operação das coberturas dos seguros de danos (Consultas Públicas 16/2020 e 18/2020).

Para o IBDS, apesar de desejado o afastamento da autarquia da elaboração dos contratos de seguro em geral, a alteração das normas proposta pela reguladora restringirá a utilidade dos seguros.

O presidente do Instituto, Ernesto Tzirulnik, que coordenou a elaboração dos anteprojetos do PLC em discussão no Congresso, avalia que a Superintendência extrapola sua condição regulatória ao querer estabelecer normas que deveriam ser discutidas no âmbito do Legislativo. “O que a reguladora pretende é algo que não ocorreu em nenhum outro país: reclassificar o contrato de seguros de grande risco, excluindo-o da classe de contratos por adesão e transportando-o, via regulamento, para a classe dos contratos paritários. Além disso, pretende transformá-lo em contrato formal, retirando-o da classe de contratos consensuais. É um absurdo”, diz.

Para a entidade, a proposta viola a competência privativa do Congresso Nacional de legislar sobre Direito Civil e sobre seguros (art.22, I e VII da Constituição Federal), assim como ameaça a garantia das atividades empresariais que envolvem grandes riscos.

Na carta, o IBDS ainda reforça a necessidade de urgência na tramitação do PLC 29/207, com ajuste de redação para contemplar a liberdade econômica, que servirá de baliza para que agentes governamentais exerçam a regulação administrativa sem risco de lesão à ordem jurídica.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock