Ultima atualização 30 de setembro

Grupo Allianz divulga Relatório de Riqueza Global 2020

Relatório aponta que os ativos financeiros globais aumentaram 1,5% no primeiro semestre de 2020, impulsionados pelo rápido aumento dos depósitos bancários

O Grupo Allianz divulgou hoje, 30 de setembro, a 11ª edição do Relatório de Riqueza Global da Allianz 2020, material que traz a situação de ativos e dívidas de famílias em quase 60 países de maneira detalhada. Entre os destaques, o estudo aponta que o ano 2019 teve um bom desempenho, com aumento dos ativos financeiros brutos em 9,7%, atingindo 192 trilhões de euros. Outro ponto que chama a atenção no relatório é o crescimento dos ativos financeiros globais em 1,5% nos primeiros seis meses do ano, além do Brasil figurar em 39º lugar no ranking de riquezas dos países, com um patrimônio líquido per capita de 6.796 €.

O crescimento apontado no ano passado foi o maior já reportado desde 2005, o que surpreende, principalmente por 2019 ter sido marcado por uma inquietação social, aumento dos conflitos comerciais crescentes e uma recessão industrial. Mas essa evolução é atribuída à desvinculação dos fundamentos por parte dos mercados de ações, disparando 25% impulsionados pela inversão do curso dos bancos centrais, que embarcaram em uma flexibilização monetária de base ampla. A classe de ativos de títulos negociáveis aumentou 13,7% em 2019. No século 21, nunca o crescimento foi tão rápido.

Com a covid-19 levando a economia mundial para a sua mais profunda recessão em 100 anos, bancos centrais e autoridades de fiscalização protegeram as famílias privadas das consequências da crise com “bazucas” monetárias e fiscais. A estimativa é que essas famílias tenham recuperado suas perdas e aumentado seus ativos financeiros em 1,5%, por meio de depósitos bancários que, beneficiados com esquemas de apoio público e poupanças preventivas, aumentaram incríveis 7%. Esses movimentos devem fazer, muito provavelmente, que as famílias privadas encerrem o ano da pandemia no azul.

Falando do Brasil, um destaque é a mudança na estrutura dos ativos das famílias desde a virada do milênio. Os investidores brasileiros abandonaram os instrumentos seguros de investimento e passaram a apostar em títulos negociáveis. Em 2019, a participação dos brasileiros em títulos negociáveis como porcentagem do total de ativos financeiros era de 54%, contra 33% em 2000. Mas esta evolução, no entanto, nos torna mais vulneráveis a crises nos mercados financeiros. Até setembro de 2020, a B3 não tem conseguido recuperar as perdas sofridas em março, à época do início da pandemia.

De acordo com o coautor do relatório, Arne Holzhausen, a América Latina tem sido uma das regiões mais afetadas pelo choque econômico da pandemia, mas uma recuperação ainda é considerada. “Investidores brasileiros podem comandar a mudança, colocando seu dinheiro onde há mais chances de criar um impacto positivo, seja em investimentos verdes ou socialmente responsáveis”, diz.

O relatório completo está disponível no link.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock