Ultima atualização 02 de setembro

Arrecadação dos seguros para PF registrou queda de 17,5% no 2º TRI

A CNseg constatou que o grupo de serviços prestados às famílias sofreu mais com os efeitos da pandemia

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) observou os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo IBGE, e constatou que o grupo de serviços prestados às famílias sofreu mais intensamente com os efeitos da pandemia que os demais serviços ofertados a empresas ou a outras atividades econômicas:

Variação % no trimestre móvel contra mesmo período do ano anterior

Enquanto a receita total dos serviços apresentou queda de 15,9% no 2º trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, os serviços prestados às famílias registraram queda de 57,9% pela mesma métrica.

Quando a arrecadação de seguros (excluindo DPVAT) em produtos voltados à Pessoa Física (o mais próximo do conceito de família, usado na PMS do IBGE) e Pessoa Jurídica é desagregada, a entidade observou um comportamento totalmente condizente com essa realidade: a arrecadação de seguros PF caiu abruptamente como consequência da pandemia enquanto os seguros voltados à PJ não chegaram sequer a sofrer retração no período. Enquanto a arrecadação dos seguros PF apresentou queda de 17,5% no 2º trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, os seguros PJ registraram crescimento de 25,3% pela mesma métrica. Os dados são da Susep.

Arrecadação Nominal do Setor Segurador, sem Saúde e DPVAT (variação % no trimestre móvel contra mesmo período do ano anterior)

É importante ressaltar que a ideia de usar a PMS nessa análise é mostrar como a demanda das famílias, isto é, das pessoas físicas, foi mais afetada que a demanda de outros agentes na economia e que isso também pode ser observado nos dados do setor segurador. Essa análise independe do conceito que se faz do seguro como sendo ou não um serviço.

Ainda assim, é interessante notar que a receita dos seguros voltados às pessoas físicas caiu menos intensamente que os serviços voltados às famílias na Pesquisa e que os seguros voltados às empresas apresentaram crescimento no período enquanto os serviços que geralmente são consumidos por companhias apresentaram queda. Tratam-se de mais indicações da resiliência do seguro e de um aumento da procura por proteção por parte da sociedade e das empresas.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO