Ultima atualização 31 de agosto

Tecnologia e humanização devem caminhar juntas no pós-pandemia

Durante a segunda transmissão do evento Diálogos Apólice, executivos do mercado falaram também sobre o atendimento ao cliente e a criação de novos produtos

EXCLUSIVO – Na última sexta-feira, 28 de agosto, a Revista Apólice continuou as comemorações dos seus 25 anos de existência e realizou o talk show “Tecnologia e humanização: O caminho para entender as pessoas e gerar negócios sustentáveis”. Em seu segundo evento estiveram presentes Érika Medici, CEO da Axa no Brasil; Renato Pedroso, presidente da Previsul Seguradora; Newton Queiroz, CEO da Argo Seguros; e Thomas Batt, CEO da Seguros Sura. A transmissão ao vivo contou com a mediação da editora Kelly Lubiato.

A pandemia provocou diversas mudanças no setor e nos hábitos de consumo. Segundo Queiroz, os clientes e as seguradoras tiveram que se adaptar rapidamente e o distanciamento social acabou afetando o pós-venda. “Por conta do mercado de seguros ser mais conservador, o consumidor estava mais acostumado a adquirir sua apólice olhando no olho do corretor. Isso exigiu que as seguradoras se adaptassem e oferecessem tecnologias para atender à essa demanda dos parceiros. Ainda estamos distantes de ter um modelo ideal, mas evoluímos e a digitalização veio para ficar, por isso devemos repensar alguns processos”.

Para Érika, a tecnologia é um fenômeno mutante e a preocupação com a experiência do usuário está crescendo dentro das empresas, pois foi o segurado que deu abertura para toda essa mudança durante a crise. “O maior impacto que nós sentimos na AXA foi sobre como nós poderíamos analisar e aproveitar esse momento para acelerar alguns projetos que ainda não estavam em andamento. Passamos a realizar vistoria remota e tivemos que olhar todos os processos de ponta a ponta, visando construir uma plataforma que desse mais autonomia para o corretor e mantivesse a nossa produtividade neste novo mundo”.

De acordo com Pedroso, a pandemia foi positiva no sentido de acelerar a digitalização no setor e algumas inovações chegaram para ficar, como, por exemplo, a telemedicina, a assinatura eletrônica de documentos, o processo de abertura de sinistros totalmente online e outras. “O mercado ainda é muito burocrático e essa transformação digital acabou impactando todas as pontas envolvidas. Entretanto, as companhias que desejam obter sucesso no pós-covid precisam entender que o digital não é o fim, ele é o meio, e deve ser usado como um facilitador para impulsionar e melhorar o relacionamento com os clientes”.

Para Batt, é de extrema importância que as seguradoras lembrem que por trás de toda essa tecnologia existem pessoas analisando propostas de valor, o comportamento do consumidor e como está sendo a experiência dele com o produto vendido. “É nosso dever manter esses funcionários com esperança e motivados para trabalhar. Nós todos estamos passando por uma necessidade de segurança psicológica, justamente por não sabermos o que está por vir, e acredito que investir em benefícios como gympass e atendimento psicológico pode ser uma forma de manter essa equipe engajada. Estar próximo genuinamente dos colaboradores aumenta a produtividade e gera mais engajamento, ou seja, todos saem ganhando”.

O executivo ainda falou sobre como incentivar o cross-selling e qual é a importância do corretor entender as novas formas de abordagem e os novos mercados que surgiram com a pandemia, tornando sua carteira mais sustentável. “É importante entendermos que ampliar os conhecimentos desses profissionais é também ampliar o mercado. Ouvir mais os clientes, fazer pesquisas com os próprios colaboradores da seguradora e observar os movimentos do setor pode auxiliar na criação de novos produtos. A digitalização é fundamental, mas é apenas um dos aspectos, e oferecer capacitação deve estar entre as prioridades das companhias neste momento”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO