Ultima atualização 25 de agosto

Seguro Condomínio cobre vazamentos acidentais de tanques e tubulações

A cobertura indeniza os danos materiais causados ao condomínio e também os prejuízos dos apartamentos e bens dos condôminos

Vazamentos em condomínios são uma dor de cabeça para todo mundo, seja para o síndico ou o morador. Quando isso acontece, é preciso avaliar de onde parte o vazamento. Se vem da chamada rede horizontal (uma infiltração de um apartamento) é de responsabilidade do proprietário do apartamento e pode ser amparado por uma apólice de seguro residencial. Porém, se são provenientes da rede vertical (por meio das colunas da estrutura do condomínio), o reparo é de responsabilidade do síndico e, neste caso, é possível acionar a cobertura presente no seguro do condomínio.

Antonio Santos, gerente de Ramos Elementares da Porto Seguro, destaca a responsabilidade no caso de um vazamento vertical e como o seguro atua nesses casos.

“Como não se trata de um vazamento entre as unidades, mas que parte da área comum, o reparo é de responsabilidade do síndico. O seguro condomínio é obrigatório por lei e é importante que o síndico observe a apólice para verificar se este cobre vazamentos acidentais de tanques ou tubulações. Caso isso ocorra, a seguradora deve ser acionada para análise da ocorrência, apuração dos danos e sendo evento coberto, seguir com a indenização”, afirma Santos.

Na seguradora a cobertura para vazamento de tanques e tubulações pode ser contratada com verba específica ou integrada à cobertura básica ampla. A cobertura específica para “Vazamento de Tanques e Tubulações” garante tanto os danos materiais causados ao condomínio, como também os danos aos apartamentos e aos bens dos condôminos.

Já na cobertura Básica Ampla estão garantidos os amparos para todos os danos estruturais que possam acontecer ao condomínio nas mais diversas situações. A cobertura ampla garante amparo, além dos vazamentos, em casos de: incêndio, explosão, fumaça, queda de aeronaves e impactos de veículos, fenômenos naturais, danos elétricos, quebra de vidros, chuveiros automáticos, alagamentos e outros.

“Ocorrendo o rompimento na tubulação do reservatório de água que abastece o condomínio e, consequentemente, entrando água no salão de festas e no apartamento do condômino causando danos aos bens (piso/carpete/móveis), o seguro ampara tanto os danos ocorridos ao próprio condomínio quanto os bens do condômino”, diz o executivo.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock