Ultima atualização 28 de agosto

Procura pelo seguro de vida deve crescer durante e após pandemia

Durante o evento CQCS Innovation Latam, executivos do setor debateram sobre como o benefício deve estar em maior evidência neste momento de crise

EXCLUSIVO – O tema proteção ganhou ainda mais destaque com a pandemia de Covid-19.O entendimento da necessidade de uma reserva financeira fez com que muitas pessoas procurassem entender melhor o funcionamento dos seguros de vida e saúde. Entretanto, a pandemia também tirou muitos beneficiários deste mercado, principalmente aqueles que contavam com a cobertura corporativa do seguro.

Estes temas entraram no debate  CQCS Innovation  Latam, cujo tema foi “Seguro de Vida na nova ordem mundial”. A transmissão ao vivo foi mediada por Gustavo Doria Filho e contou com as participações de Luciano Lopatin, vice-presidente, Geb Multinationals & Latam Business Development e Global Relationship Management na MetLife; Marcelo Mello, vice-presidente de Investimentos, Vida e Previdência da SulAmérica; David Azzarito, vice-presidente sênior da Ohio National Financial Services; e Albert Costa, CTO da Samplemed.

Durante sua apresentação, Costa explicou como simplificar os processos pode auxiliar no atendimento ao cliente neste momento, no qual as autoridades recomendam o distanciamento social. O executivo afirmou que a subscrição automatizada, com questionários online mais dinâmicos, pode ajudar o corretor a prestar seu papel de consultor na hora da venda e indicar qual apólice é a mais apropriada de acordo com as necessidades do consumidor. “As seguradoras terão que responder de maneira diferente nesta crise. Investir em produtos e ferramentas para ajudar na subscrição é uma forma de digitalizar a distribuição de seguros e melhorar a prestação de serviços ao segurado”.

Em seguida, Lopatin abordou a baixa penetração do seguro de vida no mercado global e mostrou um relatório realizado pela MetLife sobre o alcance do produto em alguns países, na qual a média de pessoas que contam com o benefício é de apenas 4% da população. Ele justificou o índice afirmando que, se o problema não é regional, deve ser uma questão da própria categoria. “Estamos falando de um setor que é muito difícil inovar e, ao mesmo tempo, é muito fácil copiar. Sempre que alguém cria um produto, muito mais rápido que imaginamos o concorrente lança um semelhante. Enfatizo também que esse não é um assunto tão fácil de ser abordado, pois as pessoas associam o uso do seguro ao momento da morte”.

Para Mello, a pandemia e a necessidade de melhorar a situação financeira das pessoas as fizeram repensar sobre como montar um planejamento financeiro e proteger suas famílias. Segundo o executivo, investir em inovação tecnológica, iniciativas digitais e programas de treinamentos para os corretores é o dever das seguradoras para atender a essa nova realidade. “Acredito que podemos mudar a premissa de que o seguro de vida é vendido e não comprado, afinal a sociedade está mais consciente sob os riscos iminentes na nossa rotina e consequentemente irá procurar por proteção. Desenvolver a área é fundamental para agregar percepção de valor”.

Leia mais: Seguro de vida é muito mais do que uma proteção contra a morte

Segundo Azzarito, há uma tendência do crescimento da distribuição independente e as companhias devem auxiliar os corretores e agentes nesse processo para obterem melhores resultados. O executivo disse também afirmou que ter mais flexibilidade nos produtos é fundamental, pois só assim o setor irá conseguir um maior número de clientes . “Aquele modelo de família tradicional que conhecemos não existe mais. O mundo é outro e devemos desencadear essa mudança para o lado positivo. Apesar de estarmos passando por um momento turbulento, é nessas horas que as melhores oportunidades para inovar e se destacar em meio à concorrência surgem, e todos saem ganhando com isso, principalmente o consumidor”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock