Ultima atualização 04 de agosto

Proagro não é seguro rural

Pedro Loyola, diretor do Departamento de Gestão de Riscos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento faz algumas correções em relação à matéria publicada na edição 256 da Revista Apólice
Pedro Loyola
Pedro Loyola

EXCLUSIVO – A matéria “Governo quer ampliar consumidores de seguro no campo” cita como pertencentes ao seguro rural as carteiras de seguro agrícola, máquinas e equipamentos, vida do produtor rural, florestas, pecuário e aquícola. Faltou citar o penhor e o CPR. Entretanto, nem todos os seguros que fazem parte da categoria seguro rural são subvencionados pelo Governo. Nesta categoria estão: agrícola (grãos, frutas e olerícolas), pecuário, de florestas e aquícola. “O seguro patrimonial, de bens e máquinas, penhor, CPR e seguro de vida do produtor rural não se aplica ao subsídio”, explica Loyola.

SAIBA MAIS: Leia aqui especial sobre Seguro Rural

Outra questão é a agricultura familiar, o produtor rural contrata o Proagro (Programa de Garantia da Atividade Agropecuária), cuja taxa é de 3,8%. “O Projeto Piloto, que visa incentivar a contratação de seguro rural no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familias), traz uma subvenção de 55% para milho e soja verão, e 60% para frutas (maçã, uva e banana) para que o prêmio do seguro rural fique competitivo com a taxa que é cobrada no Proagro”, esclarece Loyola.

Segundo Loyola, está sendo colocado no programa um recurso superior aos anos anteriores, conforme a capacidade do mercado atender com qualidade os serviços de seguro rural, principalmente os canais de distribuição e a rede de técnicos encarregados de verificação de perdas. “O recurso é suficiente para atender praticamente toda a demanda atual, que é dinâmica e tende a crescer nos próximos anos. Do lado da oferta, as seguradoras não têm capacidade de dar um salto maior e precisam aumentar a rede de peritos. Em 2021, o Governo deve alocar R$ 1,3 bi, o que será um grande desafio para as seguradoras.”.

Loyola enfatiza que o Governo Federal sempre conversa com o mercado e as entidades representativas de produtores e cooperativas para que o programa cresça com sustentabilidade e com um grau maior de previsibilidade.
Nesse desafio de disseminar a cultura do seguro rural, há também uma confusão de conceitos, porque algumas pessoas costumam contratar o Proagro e chamá-lo de seguro, o que ele não é. Os seguros privados são regulados pela Susep e o Proagro é uma política pública vinculada ao crédito rural. E essa forma de o produtor chamar o Proagro de seguro, se refletiu em algumas passagens da reportagem, quando os personagens entrevistados estão comentando sobre o Pronaf, que é um crédito rural que tem a obrigatoriedade de contratação do Proagro.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock