Ultima atualização 24 de agosto

Inovação no seguro de pessoas é destaque em almoço virtual do CVG-SP

Executivos abordaram também como a transformação digital está acelerando o desenvolvimento de produtos e a capacitação de corretores

O CVG-SP realizou a 3ª Rodada do Encontro com Especialistas no dia 19 de agosto com a participação de executivos das seguradoras associadas Bradesco, SulAmérica e Tokio Marine, que relataram as respectivas iniciativas para o desenvolvimento do mercado de seguro de pessoas. No almoço virtual, os destaques foram o bom desempenho do ramo e a inovação em produtos e serviços, acelerada pela transformação digital.

Para o presidente da entidade, Silas Kasahaya, o seguro de pessoas, em especial o seguro de vida individual, está conquistando evidência no momento atual. “Sempre lutamos por essa maior conscientização, que, infelizmente, ocorreu em meio à pandemia”, disse. Por outro lado, ele reconheceu a importância do seguro de pessoas. “Para as famílias, é muito importante contar com essa proteção”, completa Kasahaya.

Ambiente favorável

Bernardo Castello, diretor da Bradesco Vida e Previdência, observou que a pandemia está mudando a percepção das pessoas em relação aos riscos e abrindo espaço para a venda consultiva do corretor de seguros. Ele destacou o crescimento de 30% no seguro de vida individual neste semestre e a maior demanda do seguro para doenças graves.

Em relação às iniciativas da seguradora, Castello citou a plataforma “Com Você Corretor”, que oferece informação e capacitação aos corretores. A companhia também avançou no processo de transformação digital e, hoje, além da proposta de seguro, o aviso de sinistro é 100% digital.

O executivo ressaltou, ainda, a iniciativa de muitas seguradoras indenizarem as mortes por covid-19. Até o momento, a empresa já liquidou cerca de mil sinistros e indenizou mais de R$ 100 milhões. “Essa decisão é hoje um divisor de águas, porque garante a função social do seguro de proteger pessoas”, ressaltou.

Momento importante

Victor Bernardes, diretor de Vida e Previdência da SulAmérica Seguros, comentou o desafio de acelerar o processo digital na empresa. Hoje, segundo ele, a distribuição de vida e previdência é 100% digital. Com as vendas em crescimento, fez a diferença, ao seu ver, o lançamento do guia de vendas digital, uma ferramenta interativa. “Ela permite ao corretor estar sempre atualizado”, disse o executivo.

Bernardes lembrou que a seguradora está atravessando um momento importante com a conclusão da venda da carteira de automóvel. Ele afirma que agora a empresa está mais focada em pessoas e benefícios. Daí porque desenvolveu um olhar integral sobre a saúde do cliente, inclusive a financeira.

Novo cenário

Segundo o vice-presidente do CVG-SP e diretor Comercial Nacional Vida da Tokio Marine Seguradora, Marcos Kobayashi, o seguro de pessoas ultrapassou pela primeira vez o faturamento do seguro de automóvel em 2016. Ele ressaltou que, no final de 2019, o ramo também superou a carteira de saúde, atingindo a primeira colocação no ranking de seguros. “Isso é muito relevante e merece destaque”, afirmou.

Apesar dos desafios da pandemia, Kobayashi enxerga um novo cenário para o seguro de pessoas. Prova disso é o aumento significativo de corretores que migraram para o ramo. De acordo com o executivo, a Tokio Marine, que em 2014 tinha 3,4 mil corretores ativos, atingiu em julho deste ano a marca de 14 mil parceiros.

Durante a pandemia, a seguradora promoveu ações sociais importantes, como a homenagem aos profissionais de saúde no Hospital das Clínicas e a doação para leitos de UTI na Santa Casa. Na área de produtos, uma das inovações foi a telemedicina. Ele comentou, ainda, a iniciativa das seguradoras indenizarem casos de covid-19. “Isso foi possível graças à solidez financeira do mercado”, disse Kobayashi.

Inovação

A inovação foi o tema de uma das perguntas dos participantes respondida por Castello, que apontou a telemedicina como exemplo. “Já se foi o tempo de vender o mesmo produto para todos os clientes”, disse. Já Bernardes observou que o mundo digital ampliou as alternativas de capacitação para os corretores. A SulAmérica, por exemplo, já treinou mais de 30 mil corretores.

Leia mais: Coronavírus: procura pelo seguro de vida aumenta durante pandemia

Kasahaya aproveitou a oportunidade para informar que o Clube, em parceria com FECAP, lançou neste mês o seu primeiro curso de ensino à distância na área de riscos pessoais. “Temos muito orgulho dessa iniciativa que irá beneficiar o mercado”, disse. Ele também divulgou o encontro nacional dos CVGs, que acontecerá em outubro com a participação de sete entidades. O presidente da entidade encerrou o evento com um minuto de silêncio e oração em homenagem às mais de 100 mil vítimas fatais da covid-19.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO