Ultima atualização 30 de julho

Seguro fiança locatícia e título de capitalização protegem quem deseja alugar um imóvel

Neste momento de pandemia, modalidades substituem a figura do fiador e garantem que as pessoas que ficaram desempregadas ou empresas não sejam despejadas

EXCLUSIVO – Alugar um imóvel, seja residencial ou comercial, requer do locatário um valor específico para que ele garanta o pagamento da mensalidade mesmo em caso de imprevistos. Se há algum tempo o depósito bancário e o fiador reinavam absolutos, em virtude dos novos tempos, eles tornaram-se obsoletos, seja pela falta de recursos para o depósito ou pela escassez de pessoas dispostas a se comprometerem pelas despesas alheias.

O mercado de seguros já oferece soluções para stas questões há algum tempo, seja em forma de seguro de fiança locatícia ou de garantia de aluguel (capitalização).  O seguro de fiança locatícia pode ser contratado tanto pelo proprietário quanto pelo inquilino, e garante que o locador receba os valores do aluguel e dos encargos da locação caso não seja feito o pagamento, além de ter a opção de ser contratada uma cobertura adicional para o ressarcimento de outras infrações contratuais, como rescisão antecipada, pintura do imóvel etc.

Segundo Arnaldo Bechara, diretor de Precificação e Riscos Diversos Massificados da Tokio Marine, “além de proteger inquilino e o locador, o Seguro Fiança Locatícia é uma ótima ferramenta para que o corretor diversifique sua carteira, uma vez que pode ser a porta de entrada para uma série de outros seguros e coberturas destinados às residências”. O seguro oferece também Assistência 24 horas, fazendo com que as partes envolvidas contem com mão de obra para resolver imprevistos, sejam eles relacionados a chaveiro, problemas hidráulicos ou elétricos.

Outra opção que garante proteção é o Título de Capitalização para Aluguel. Nesta modalidade, quem está alugando o imóvel pode fazer um acordo com o locatário e adquirir um título com o valor combinado, e caso aconteça algo que o impeça de arcar com as despesas, ele pode resgatar esse montante para pagar o aluguel. Diferente do Seguro Fiança Locatícia, no Título é possível que o beneficiário, terminado o contrato de locação, resgate este valor caso tenha efetuado todos os pagamentos, acrescido de uma pequena correção monetária. Normalmente o índice utilizado é a TR (Taxa Referencial).

De acordo com Cilene Jonaitis , gerente de Garantias Locatícias da corretora Vila Velha, essa modalidade permite uma maior modulação do negócio e pode ser uma opção melhor quando a pessoa tem a possibilidade de investir um valor mais alto (por exemplo, o equivalente a 6 meses de alugueis). “No Título há uma flexibilidade maior, o que nessa pandemia é ótimo. O inquilino pode conversar com o proprietário para resgatar uma parte desse dinheiro para pagar suas contas, podendo repor esse montante depois. Além disso, caso surja o desejo de mudar, é possível vincular esse Título ao imóvel novo”.

Cilene também acredita que o mercado imobiliário está mudando por causa da Covid-19 e que a maneira que as pessoas enxergam a locação será diferente. “O home office veio para ficar nas nossas vidas. As empresas que procuravam um espaço grande para alocar suas equipes, agora vão buscar imóveis menores, já que a maioria das pessoas vai trabalhar em suas casas. Quem desejava uma residência menor, mas perto do local de trabalho, vai começar a pensar em alugar uma casa afastada e com mais espaço para poder montar seu escritório. Essa é uma tendência que o setor precisa ficar de olho”.

Segundo Nelson Aguiar, superintendente de Riscos Financeiros e Capitalização da Porto Seguro, a companhia notou uma maior sinistralidade no seguro e um aumento no número de resgates do título durante a quarentena, visto que muitas pessoas se encontram desempregadas ou com salários reduzidos. “Neste momento difícil, desenvolvemos algumas ações para ajudar nossos clientes nesse período, entre elas a possibilidade de o inquilino parcelar, em até 10x no cartão de crédito, o aluguel vencido ou a vencer, e também os encargos da locação (IPTU, água, luz, gás e condomínio). Os dois produtos sairão mais fortalecidos desse cenário, pois conseguimos provar o valor desses benefícios trazendo segurança e tranquilidade”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO
pt_BRPortuguês do Brasil