Ultima atualização 02 de julho

Fenacor consegue liminar que suspende eficácia de dispositivos da Resolução 382/20

Liminar concedida por juíza do Rio de Janeiro suspende necessidade de informação do valor da comissão a ser cobrado em proposta de seguro

ATUALIZADO DIA 02/07/2020 ÀS 15:38HRS

A juíza Andrea de Araújo Peixoto, da 10ª Vara Federal do Rio de Janeiro, concedeu, nesta quarta-feira (1º de julho), liminar a mandado de segurança coletivo impetrado pela Fenacor contra a superintendente da Susep, Solange Vieira, e contra a própria autarquia, suspendendo, até a decisão final do processo, a eficácia do trecho do art. 4º da Resolução 382/20 do CNSP segundo o qual, antes da aquisição de produto de seguro, de capitalização ou de previdência complementar aberta, o intermediário deve disponibilizar formalmente ao cliente, no mínimo, informações sobre, entre outros, o montante de sua remuneração pela intermediação do contrato, acompanhado dos respectivos valores de prêmio comercial ou contribuição do contrato a ser celebrado.

A decisão também suspende os efeitos do art. 9º da mesma Resolução 382/20, o qual cria a figura do “cliente oculto”, que, segundo a norma, “poderá pesquisar, simular e testar, de forma presencial ou remota, o processo de contratação, a distribuição, a intermediação, a promoção, a divulgação e a prestação de informações de produtos, de serviços ou de operações relativos a seguro, capitalização ou previdência complementar aberta, com vistas a verificar a adequação das práticas de conduta de intermediários e entes supervisionados à regulação vigente”.

O parágrafo único desse artigo, que também perde a eficácia com a liminar, estabelece que “o ente supervisionado ou o intermediário não precisam ser avisados sobre a atividade de supervisão do cliente oculto.”
Em sua sentença, a juíza salientou que, em exame sumário, observou “a plausibilidade das alegações”, notadamente quanto à ausência de competência do CNSP e da Susep, nos termos do art. 33 do Decreto-Lei 73/66 e de vários artigos do Decreto 60.459/67, para a criação de obrigação profissional não prevista “em lei stricto sensu” para os corretores de seguro.

“Com efeito, há a relevância na alegação da impetrante no sentido de que a regulamentação do CNSP sobre os aspectos da profissão de corretor, em atendimento ao art. 32, inciso XII, do Decreto-lei 73/66, é meramente incidental, uma vez que a competência do Conselho estaria limitada a disciplinar apenas os aspectos atinentes à operação de seguro, com a vedação constitucional para a criação, por meio de ato infralegal, de obrigações diversas daquelas já estabelecidas pela lei stricto sensu, em respeito ao princípio da estrita legalidade no que tange à regulamentação de atividades e profissões”, acrescenta a magistrada.

Outro ponto importante destaca pela juíza é que, em decorrência do cenário jurídico-econômico decorrente da pandemia do COVID-19, mostra-se “carente de razoabilidade” o prazo assinalado para o cumprimento, pelo mercado de corretores, das alterações promovidas pela aludida resolução, haja vista que, nos termos do seu art. 17, “o que também comprova a urgência na concessão da medida”.

Por fim, ela informa que não vislumbra prejuízo inverso pela concessão da medida liminar ora pretendida, ressaltando nesse sentido a via célere do mandado de segurança.

Durante o Fórum com a Imprensa Especializada, realizado hoje, 2 de julho, pelo Sindicato dos Corretores de São Paulo (Sincor-SP), Armando Vergilio, presidente da Federação, afirmou que “desde o ano passado nós estamos apontando as ilegalidades dessa Resolução para a superintendente da Susep, Solange Vieira. Nada foi feito com embasamento jurídico e mercadológico, o que só mostra que estão tentando acabar com os corretores de seguros. Mas não iremos deixar que isso aconteça”.

Segundo Vergilio, o corretor é quem confere capilaridade para o mercado e é o mais barato modelo de distribuição. “Expor a comissão não vai prejudicar somente a categoria, mas também as seguradoras e principalmente o consumidor, que irá sofrer com a alta na precificação do produto e um possível mau atendimento. Ou será que a Susep acredita que algum representante de seguradora irá ter o mesmo comprometimento que o corretor tem com o cliente?”.

Durante a reunião online, Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP, anunciou que a entidade está em processo de criação de uma campanha dos corretores pró-consumidor, relacionada à diminuição da exposição dos riscos neste momento de pandemia. “Seguro não é um produto aspiracional, e é ai que o corretor de seguros entra, cumprindo seu papel de informar a população sobre a importância de se estar protegido. Ninguém aqui é contra a inovação do setor, mas não podemos deixar que a categoria seja desvalorizada. Sabemos que a luta ainda não acabou, mas conseguir a liminar foi uma grande vitória para todos nós”.

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO