Ultima atualização 14 de julho

Como deve ser a regulação de sinistro para danos pequenos no automóvel?

Na oficina de funilaria e pintura são considerados pequenos danos aqueles que dispensam grandes intervenções para o reparo no veículo, permitindo um trabalho mais rápido e uma quantidade menor de processos, além de um custo operacional baixo. “Nesses casos, na maioria das vezes a necessidade do reparo é exclusivamente estética”, afirma Emerson Feliciano, gerente sênior de Pesquisa e Desenvolvimento do Cesvi Brasil. “Um dano pequeno não chega a afetar o funcionamento do veículo.”

Pequenos danos tanto podem incluir apenas funilaria leve, sem necessidade de pintura (como no caso do “martelinho de ouro”) ou o contrário: somente preparação e pintura, sem demanda de correção da superfície da chapa por funilaria.

Mas e na hora de fazer a regulação desse sinistro? O que os inspetores das companhias de seguros e reguladoras devem levar em consideração?

No exemplo de danos provocados por uma chuva de granizo, os aspectos que o regulador precisa levar em conta são os seguintes:

Intensidade dos danos

É preciso analisar o tipo de mossa (cavidade ou pequeno amassado) resultante do impacto da chuva de granizo.

  • Danos de nível leve: são danos mais superficiais, quando a maioria das mossas não ultrapassa 1 cm de diâmetro, sem afetar a pintura e com profundidade rasa. Geralmente essas mossas são de difícil visualização a olho nu.
  • Danos de nível médio: danos menos superficiais, cuja mossas ultrapassam 1 cm de diâmetro, com profundidade média, mas ainda sem afetar a pintura.
  • Danos de nível alto: maiores que 1 cm de diâmetro e de profundidade. Chegam a trincar a pintura da peça afetada, ou sua extensão é tão grande que, quando a chapa é nivelada com a técnica de martelinho de ouro, ela estica demais, exigindo a técnica de encolhimento de chapa – ou até mesmo a pintura da peça para corrigir defeitos oriundos do processo de reparação.

Quantidade e distribuição dos danos

É preciso analisar a quantidade de mossas por peça danificada e também a quantidade de peças atingidas.

Localização da área afetada

O regulador deve levar em consideração os tipos de áreas danificadas e seus acessos, como tetos, capôs e portas, analisando se os danos ocorrem em regiões que permitem fácil desmontagem de componentes e forrações das peças.

Danos em peças de difícil acesso ocorrem em colunas de para-brisa, colunas de porta, soleiras ou até mesmo capôs com chapa dupla e com acessos limitados.

Tipo de pintura

Veículos com pinturas foscas tendem a apresentar menos vestígios provenientes do processo de reparo em comparação com outros tipos de pintura.

Outros aspectos

Também são analisadas a viabilidade, a relação custo-benefício e a qualidade do reparo em peças móveis muito danificadas, de modo a se decidir quanto a uma possível troca da peça.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock