Ultima atualização 23 de julho

AVATEC: 20% das corretoras não utilizam nenhum software de gestão

EXCLUSIVO – Para divulgar o resultado da pesquisa AVATEC 2020 (Autoavaliação das Corretoras de Seguros em Tecnologia), o Sincor-SP realizou uma live no final da tarde desta quarta-feira, 22 de julho. O economista da Rating de Seguros e assessor da entidade, Francisco Galiza, apresentou os resultados da pesquisa e o CEO da Minuto Seguros, Marcelo Blay, falou um pouco sobre tecnologia no cenário atual.

O presidente da entidade, Alexandre Camillo, fez uma breve apresentação e afirmou que “o estudo efetuou um panorama da categoria e vai permitir que possamos trabalhar em iniciativas que ajudem as empresas a se prepararem para o novo mercado que surge, e que sem sombra de dúvidas será mais dinâmico, tecnológico e imediatista”.

Com perguntas relacionadas ao interesse das corretoras na área da tecnologia, a Avaliação mediu índices como a qualidade dos equipamentos e de conexão com a internet, softwares de gestão, digitalização de propostas, multicálculo, marketing digital, geração de leads e comunicação com clientes. O principal objetivo é que, a partir dos resultados, as empresas consigam comparar suas qualificações com as demais participantes.

Em cada pergunta foi abordado um aspecto distinto da relação da corretora com a tecnologia. Dependendo da resposta, todas de múltipla escolha, o valor variava entre números mínimos e máximos. Ao final, foi gerada uma pontuação na faixa entre 10 e 50 pontos. Quanto maior o valor, mais a corretora é tecnológica.

Foram ouvidas 920 corretoras de seguros, sendo 92% delas localizadas em São Paulo. Segundo o estudo, apenas 20% a 25% das empresas têm interesse limitado no assunto tecnologia. Entretanto, 35% das organizações se consideram extremamente interessadas no assunto, fazendo, inclusive, investimentos constantes nessa área.

De acordo com Mauricio Marques, sócio diretor da Moshe Informática, esse é um aspecto que tem se combatido através de campanhas educativas. “Nunca se ouviu tanto falar a importância de se investir em tecnologia por causa da pandemia. Essas corretoras que afirmaram não se interessarem precisam urgentemente efetuar uma mudança organizacional e também de pensamento, pois correm o risco de não conseguirem se adaptar ao tão falando novo normal”.

Mas de nada adianta investir em tecnologia se não há uma gestão efetiva de dados da corretora e o uso correto deles. Aproximadamente 20% das empresas não utilizam nenhum software de gestão, somente as planilhas excel. Nesse caso, a utilização dessa ferramenta está também diretamente associada ao porte da corretora. “Será que uma corretora é mais tecnológica por ser maior ou ela é maior por ser mais tecnológica?” questionou Marques.

Foram listados 10 serviços possíveis de serem utilizados, a partir das empresas que utilizam software. Os mais citados foram os que controlam “Apólices e Endossos” (96% das corretoras que têm um software de gestão utilizam tal serviço), o que controla o “Recebimento de Comissões” (com 76%) e o que “Possibilita apresentação de orçamentos” (com 70%). Segundo Blay, “ter responsabilidade de como armazenar, tratar e compartilhar dados é fundamental, e isso não é apenas para o mercado de seguros. Trabalhar pautado nos princípios da segurança da informação é mais que necessário, afinal logo menos a LGPD irá entrar em vigor”.  

Leia mais: Como continuar vendendo seguros em plena pandemia?

Quando questionadas sobre suas estratégias de marketing digital, 25% das corretoras de seguros não têm um site próprio ou utilizam a estrutura da seguradora. Por outro lado, 30% das empresas já têm um site bem estruturado, com formulários de cotação etc. As corretoras maiores utilizam mais esse tipo de recurso. “Desde o início do ano, o segmento obteve um crescimento de 209% em comparação ao ano passado. Somente no Brasil houve aumento de 80% no seu faturamento. Isso é a prova viva de que o marketing é a melhor maneira de captar clientes, mas é preciso tomar cuidado, pois ele não substitui a interação com o consumidor”, disse o especialista Fernando Chiquito.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock