Ultima atualização 22 de julho

A pandemia trouxe o futuro para o mercado segurador

Não somos mais os mesmos de quatro meses atrás. Se estamos reavaliando prioridades e ressignificando diferentes aspectos de nossas vidas, por certo ocorre o mesmo com as relações e dinâmicas sociais, sobretudo no ambiente profissional. Em alguns momentos, parece que muita coisa mudou, incorporamos novos hábitos, criamos outra rotina e nos reinventamos em alguns aspectos. Mas o que de fato estamos vivenciando é aceleração de processos e tendências que ainda levariam algum tempo para amadurecer e se tornar realidade em alguns mercados. A sensação é de que o futuro chegou mais rápido do que imaginávamos.

Fabio Lessa

O home office é um ótimo exemplo. Até então, apenas os segmentos ligados à tecnologia e inovação, ou as empresas mais moderninhas, adotavam este modelo. Agora, para depois da pandemia, esta passa a ser uma prática noradar de muitas empresas tradicionais que estão se estruturando para o “novo normal”;. As reuniões presenciais deverão passar a ser pontuais e em situações extremamente relevantes. E como fica o nosso negócio, que tanto dependia do contato próximo com o cliente? Isso não mudou.

Pelo contrário, a percepção de risco aumentou. A pandemia trouxe uma insegurança maior às pessoas, que passaram a se preocupar mais com a saúde, o bem-estar e a vida de seus familiares e entes queridos. E nosso mercado rapidamente se adequou para este momento: a pandemia nos mostrou que fizemos bem a lição de casa. Sabíamos que estávamos no caminho de ser digital, mas não imaginávamos o quanto já tínhamos avançado. Aqui na Capemisa, por exemplo, conseguimos manter as operações com uma infraestrutura tecnológica e sistemas na nuvem.

Nossa gerência de Treinamento e Desenvolvimento também conseguiu preservar a aproximação com nossos corretores parceiros, usando plataformas para interação e treinamento, sensibilizando-os e orientando suas abordagens, para que pudessem melhor atender a seus clientes, como consultores e especialistas que são. Todos eles também puderam permanecer trabalhando de forma remota, com autossuficiência, sem nenhum impacto para a comercialização.

Já o cliente, esse continua querendo mais eficiência, agilidade e rapidez. Isso também não mudou. Mas ele experimentou, nesse momento tão desafiador, novas formas de comunicação e conexões mais digitais, que pressupõem também um menor tempo de resposta. Os processos, com isso, precisarão ser ainda mais assertivos no mercado de seguros pós-pandemia, pois a transformação digital exige customização e dinamismo na entrega.

O potencial do nosso mercado é enorme no Brasil e vejo esse segmento ampliando modelos que estão sendo implementados agora. Estamos descobrindo oportunidades que trazem mais eficiência ao negócio, melhor nível de oferta de serviços, menor custo para o cliente final, mais conforto e qualidade de vida aos colaboradores e parceiros. É um (bom) caminho sem volta. Seja bem-vindo, futuro.

* Por Fabio Lessa, diretor comercial da Capemisa

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock