Ultima atualização 19 de junho

Seguradoras enfrentam desafios para modernizar atendimento ao cliente

EXCLUSIVO – “A crise causada pela pandemia trouxe diversas mudanças na forma de nos relacionarmos com os consumidores. A maior delas foi o formato dos processos de atendimento, que passaram a ser realizados pelas equipes de maneira 100% remota, cada um trabalhando da sua casa”, explica Marcelo Amorim, diretor de Operações da Liberty Seguros.

Com a quarentena, diversas lojas precisaram fechar suas portas, e quem ainda não se encontrava em um ambiente digital teve que repensar essa questão. Muitas empresas tiveram que se adaptar para prestar atendimento aos clientes durante o isolamento social causado pela covid-19. No mercado segurador não poderia ser diferente.

Quando falamos sobre atendimento ao cliente, o relacionamento entre pessoas e empresa são a chave do sucesso do negócio. Com a recomendação das autoridades para que a população fique em casa e evite aglomerações, muitas seguradoras adotaram diversas medidas para proteger seus segurados, como, por exemplo, a realização de vistorias online, o envio de documentação online, aviso de sinistro pela internet e outras.

A tecnologia se mostra mais uma aliada importante nesse momento, pois muitas companhias estão implantando plataformas para se comunicarem com clientes ou até mesmo usando aplicativos já existentes, como o WhatsApp e o Messenger.

Segundo Mauro Peres, superintendente de Operações da Capemisa, um dos desafios que o setor está enfrentando nesse momento é que a digitalização ainda é um processo novo para muitos segurados e alguns acabam preferindo o atendimento presencial. “Direcionar esse público para os canais digitais acabou sendo um dos desafios. Por outro lado, também observamos outro grupo relevante de consumidores interagindo mais pelas redes sociais, havendo a necessidade de um retorno mais breve”.

De acordo com Lucia Sarraceno, superintendente de Canais Digitais da Zurich, o maior obstáculo durante esse processo foi adaptar os serviços ao ritmo acelerado de mudanças durante a pandemia. “Já investimos em digitalização, mas para proteger nossos clientes, parceiros de negócio e colaboradores tivemos que acelerar algumas entregas que estavam planejadas para longo prazo e fazer isso acontecer em poucas semanas”.

Peres afirma que as empresas terão que aprimorar o que já vêm fazendo de forma contingencial com seus canais diversificados e presença omnichannel. “Esse momento de pandemia empresta para a gente uma experiência de que esse é um futuro bem próximo, uma vertente definitiva. Os clientes estão cada vez mais exigentes e a necessidade trouxe uma vivência para além do atendimento convencional, por telefone ou presencialmente”.

Lucia ressalta também que as seguradoras não podem deixar de pensar em seus corretores nesse momento, pois é através do profissional que o cliente tem o primeiro contato com a empresa. “Acreditamos que a digitalização vai ser uma necessidade básica no novo normal e estamos trabalhando para conseguir ampliar nossos serviços de autoatendimento para todas as linhas de negócio e oferecer a experiência que cada cliente merece”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO