Ultima atualização 17 de junho

O Brasil e os efeitos da pandemia de covid-19

No novo normal, a prioridade deve ser preservar vidas. A pandemia de covid-19 que está hoje em diferentes fases ao redor do mundo deverá deixar essa lição fundamental. Não é à toa que no nosso mercado de atuação, o setor de seguros brasileiro, a procura por seguros de Vida e planos de saúde já mostra sinais de aumento, inclusive pelos mais jovens. Esse é um dos primeiros efeitos e prenúncios de que, como sociedade, adotaremos uma nova postura perante a vida.

Octávio Perissé

É também um alerta de oportunidade para todos os profissionais desse segmento: os benefícios estão em alta. Há uma mudança total de comportamento do segurado, que pensa no futuro preservando o presente. Aqui, aproveito para parabenizar a grande maioria das seguradoras, que diante de um momento tão complexo e delicado deram exemplo ao liberar indenizações para riscos que estariam excluídos, bem como abrir discussões para uma adaptação dos seus contratos à nova realidade.

Nova realidade esta que afeta ainda o interior e o exterior das empresas. O interior porque criou uma nova relação com os seus funcionários, trabalhando em home office, uma tendência que já existia e fazia parte dos planos de muitas companhias a médio prazo, mas precisou ser adotada em caráter emergencial e surpreendeu a todos por se mostrar mais eficiente e vantajosa economicamente do que imaginávamos. Exterior porque influencia o relacionamento com os seus públicos, os clientes, que precisam ser atendidos remotamente, de maneira que cada vez mais a venda digital se potencializa.

Frente a frente com uma crise de saúde e na economia dessa magnitude e convivendo com tantas revoluções decorrentes delas nas áreas mais diversificadas das nossas vidas, entendo que é preciso parar e refletir profundamente. A iniciativa privada inaugura uma nova página de sua história, pois mostrou não só o seu poder de adaptação, mas também a sua potência para atuar em parceria com os governos quando necessário, a exemplo da viabilização e administração de hospitais de campanha para o tratamento de pacientes contaminados pelo coronavírus em todo o país. Sem contar outras inúmeras doações e iniciativas com o mesmo objetivo.

O Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ), como uma entidade que teve sua existência pautada também nas suas parcerias com empresas privadas e outras instituições, acompanha o movimento geral de mudança de visão. Todos os eventos presenciais de 2020, como palestras, cursos e almoços, já tradicionais em nosso Clube, foram cancelados. Buscamos alternativas, e dessa busca nasceu esta série de artigos com autoria de influentes lideranças do mercado. Em breve, lançaremos cursos e treinamentos online, alinhados a esse tão comentado novo normal. Temos experimentado a união com a volta de companhias, tradicionais colaboradoras de nossa entidade, ao nosso quadro de empresas beneméritas.

O cumprimento da missão fundamental da entidade de levar o conhecimento e capacitação sobre o mercado de seguros de Pessoas, contribuindo para o seu desenvolvimento, devemos ao nosso fundador, Minas Mardirossian, perda irreparável que tivemos em meio a esse período. Ele, que tanto lutou pela valorização do seguro de vida no Brasil, continuará a servir como exemplo para que possamos nos dedicar ainda mais. Será eterna fonte de inspiração para os que atuam no segmento e uma luz que nos guia na busca de novos caminhos para o desenvolvimento do Seguros de Pessoas e Benefícios em nosso país.

* Por Octávio Perissé, presidente do CVG-RJ

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO