Ultima atualização 05 de junho

Evento da AMMS destaca importância da saúde mental no trabalho

O foco do debate foi a psicologia das emoções em prol de poder alcançar a vida emocional construtiva e como isso afeta o ambiente de trabalho

A Associação das Mulheres do Mercado de Seguros (AMMS) realizou nesta quinta-feira, 04 de junho, o webinar “A importância do equilíbrio emocional nas organizações”. Gratuito e aberto a todos os gêneros, o evento contou com as participações da psicóloga e Fundadora da Parceria Humana, Fabiana Garcia; e da administradora de empresas e head de Sourcing para América Latina da Dover Fueling Solutions, Cláudia Hallais.

O foco do debate foi a psicologia das emoções em prol de poder alcançar a vida emocional construtiva e importantes competências comportamentais profissionais. Nesse contexto, as palestrantes discutiram as visões de Paul Ekman, criador dos personagens do “Divertidamente” e apontado como um dos maiores psicólogos do século XX; Alan Wallace, um dos maiores eruditos no tema da meditação no Ocidente; e Eve Ekman, expert na expressão das emoções.

Na abertura, a presidente da entidade, Margo Black, falou sobre o tema do encontro e anunciou algumas novidades que a Associação está programando para os próximos meses. “Teremos mais de 10 encontros nesse modelo online. A maior novidade será a TV Fala Mulher. A coluna do nosso portal ganhará voz e movimento. Faço um apelo às mulheres: se associem à AMMS e venham ser protagonistas conosco”.

Logo depois, Fabiana fez um relato sobre experiências pessoais que a levaram ao autoconhecimento e ao desenvolvimento emocional nos últimos anos. “A meditação e a saúde mental eram vistos como algo mais espiritual. Contudo, hoje, a ciência mostra que isso é tão necessário quanto ir ao dentista. Seus dentes são mais importantes que sua mente? É fundamental fazer meditação e pausas, que podem começar por apenas 3 minutos. Quem o faz não se torna improdutivo nem está perdendo algo. Na verdade, está ganhando muito”.

Ela destacou a relevância da felicidade sustentável e genuína. Segundo a psicóloga, pode haver casos em que ganhadores da mega-sena que ficam mais deprimidos por razões como a perda de amigos. “Onde estamos embasando a nossa felicidade? Na compra de um carro novo? na promoção no trabalho? no reconhecimento? A felicidade genuína precisa ser cultivada, assim como a sensação de bem estar e de realização pessoal”, afirmou.

Por sua vez, Cláudia disse que o equilíbrio está em voga e desperta interesse das pessoas. Frisou também que o estresse é resposta fisiológica do corpo para as pessoas se adaptarem. “O estresse é uma ferramenta de sobrevivência. É importante e necessário para crescermos, sairmos da inércia e da zona de conforto. Mas, o eustresse, de períodos curtos, leves e controláveis, que motiva nosso desenvolvimento pessoal, não pode evoluir para o distress, que prejudica nossa saúde”, alertou.

Ela citou um estudo segundo o qual 65% dos trabalhadores dos EUA sofrem de estresse no trabalho. No Brasil, esse percentual chega a 69%. “As principais causas são salários inadequados, prazos apertados, pressão excessiva, mudança repentina e carga de trabalho excessiva”, listou.

Cláudia acrescentou ainda que o estresse elevado pode levar a perturbações emocionais, insônia, dor de cabeça ganho de peso, doenças cardíacas ou renais.

Além disso, advertiu que o estresse crônico é questão que precisa ser tratada no mundo corporativo, algo que não ocorre. “Essa omissão gera um alto preço. O Brasil é apenas o quarto colocado entre os países da América Latina em número de empresas que apresentam politicas de saúde mental e emocional para empregados. Ainda não vimos benefícios nisso”, lamentou.

Por fim, respondendo a uma pergunta feita pela presidente da AMMS, Cláudia explicou que, neste momento da pandemia, no qual aumenta o estresse de homens e mulheres que trabalham em casa, é fundamental manter o equilibro e, principalmente, impor-se limites. “É importante ter consciência, enxergar e entender os limites que podemos suportar”, aconselhou.

No encerramento, a vice-presidente da entidade, Simone Vizani, fez os agradecimentos e falou sobre novidades que estão sendo preparadas pela associação. “A gente vai estrear em breve o nosso podcast. Como disse a presidente, a coluna vai ganhar voz e movimento, ainda este mês. Além disso, teremos as lives conduzidas por nossas conselheiras. Outra novidade é a TV AMMS, no Youtube”.

O encontro contou ainda com mensagens de executivos de empresas patrocinadoras, categoria “Black”, que abordaram as ações adotadas diante do avanço da pandemia do coronavírus.

O CEO da MDS, Ariel Couto, destacou que a empresa está em home office desde 16 de março. “Desde o começo definimos três prioridades: os nossos colaboradores e suas famílias, com manutenção de emprego, dos benefícios e ações de acolhimento; nossos clientes, que precisam nós ainda mais nestes dias, sobretudo nas áreas de saúde e benefícios; e a sociedade, com ações para contribuir neste momento tão difícil. Criamos um comitê de crise e desenvolvemos 3 ações: um hotsite com informações sobre a covid-19; a segunda, que está no forno, é uma cartilha com orientações sobre o retorno ao trabalho de forma segura, com duas versões: uma só para colaboradores e outra para clientes e a sociedade; e a terceira, um movimento que fizemos parte, o #We see hop, que visa a reconhecer e agradecer a aqueles profissionais que estão nas ruas trabalhando enquanto nós podemos ficar em casa”, explicou.

Já o presidente da Tokio Marine, José Adalberto Ferrara, falou sobre a importância do equilíbrio emocional nas organizações. “Na nossa empresa, trabalhamos os quatro PES. O primeiro e mais importante é o tratamento às pessoas; o segundo, são os processos da companhia; o terceiro são os produtos da companhia; e o quarto, a paixão em tudo aquilo que fazemos. Temos uma médica contratada que dá apoio emocional aos nossos colaboradores, agora à distância. Está dando resultado muito bacana. Fiquem atentos ao movimento de retorno aos escritórios. É importante trabalhar o emocional. Na empresa, não vamos querer determinar fases para o retorno. Vamos deixar nossos colaboradores livremente aderirem. Sairemos diferentes desse distanciamento, porém, muito mais fortes do ponto de vista social e econômico”.

Por sua vez, o presidente & CEO da Marsh Brasil, Eugenio Paschoal, revelou que o grupo, que abrange a Marsh, a Guy Carpenter, a Mercer e a Oliver Wyman, tem investido forte na saúde e no bem estar dos colaboradores e elogiou a troca de experiências que AMMS proporciona em seus eventos. “Temos a possibilidade real de criar um futuro mais justo, igualitário e inclusivo para todos nós. A Associação tem papel fundamental nessa jornada. Estamos aqui para apoiar as suas ações”, frisou o executivo.

O CEO da Sompo Seguros, Francisco Caiuby Vidigal Filho, também destacou as ações realizadas pela empresa neste momento de pandemia. Segundo ele, a questão do equilibro emocional conta muito para a seguradora. “Fizemos uma transição muito rápida de todo mundo do escritório para as suas casas. Se não tivéssemos uma estrutura de RH muito forte e apoio psicológico para todos os funcionários, não conseguiríamos fazer da forma como fizemos”.

O webinar teve os seguintes patrocinadores: IRB Brasl Re, Marsh, MDS, Sompo Seguros, Tokio Marine (Black); Aon, Bethe B, MAPFRE Re, Swiss Re (Platinum); Austral Re, Bradesco Seguros, CAL – Costa, Albino & Lasalvia Sociedade de Advogados, CHUBB, Fairfax, Liberty, Lyberty Mutual Reinsurance, Matos Filho, Porto Seguro, Wiz Soluções (Gold); Allianz, Alper Seguros, Fator, Lloyd`s, THB, Willis WTW (Silver); e AFL, Argo Seguros, ASAS, Austral Seguradora, Crawford, MatthewsDaniel, NEWE Seguros, Santos Bevilaqua Advogados, SCOR, Sedgwick, SomUS, TransRe e Trench Rossi Watanabe (Bronze).

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO