Ultima atualização 23 de junho

Big Data e IA podem auxiliar no gerenciamento de riscos

A transformação digital está cada ganhando mais velocidade, impactando o modelo de gestão de diversas áreas. Segundo o Instituto Gartner, os investimentos na digitalização dos dados, por meio da adoção de ferramentas disruptivas, podem chegar a US$ 3,9 trilhões no ano de 2020.

O mercado segurador não poderia ficar de fora dessa tendência. Empresas do setor investem em tecnologia e com isso é possível agilizar uma série de atividades e processos, visando melhorar a gestão dentro das companhias. Duas ferramentas tecnológicas que podem ajudar nesse movimento são a Inteligência Artificial (IA) e o Big Data, próprias para otimizar atividades organizacionais.  

Utilizando essas duas tecnologias, a empresa gerencia os riscos e investe na sustentabilidade do negócio ao mesmo tempo, pois somente dessa maneira será possível identificar possíveis sinistros e proteger a seguradora contra perdas financeiras.

A tecnologia permite simplificar a avaliação de riscos e diminuir o tempo de contratação do seguro. Isso ocorre porque ao utilizar a IA e o Big Data, a presença do profissional para a vistoria deixa de ser uma obrigatoriedade, por exemplo. Assim, a companhia otimiza seus recursos, agiliza as vendas e automaticamente entrega valor agregado para o cliente, pois ao tornar o processo mais simples e prático estreita-se a relação entre o consumidor e a seguradora.

Além de melhorar a experiência do cliente, a Inteligência Artificial e o Big Data ajudam no fortalecimento do ecossistema de gerenciamento de riscos das seguradoras e insurtechs. Ao usar ferramentas disruptivas, é possível prever situações de riscos e evitar prejuízos financeiros. A IA, em particular, viabiliza a construção de sistemas de avaliação mais eficazes, permitindo a realização de análises prospectivas.

Já o Big Data, aplicado em conjunto com a IA, permite comparar os dados de um cliente com perfis fraudulentos anteriores a partir das informações adquiridas. Com isso, é possível identificar casos que requeiram investigação e acompanhar a análise do comportamento do segurado.

Além disso, a tecnologia pode ser usada para analisar dados de reclamações e tirar conclusões sobre se os modelos de subscrição ou de gerenciamento de riscos estão funcionando de maneira eficaz. Tanto o Big Data quanto a Inteligência Artificial devem facilitar o processo, permitindo que os gerentes de risco tomem decisões mais eficazes e rápidas.

É nítido que a IA juntamente com outras ferramentas disruptivas irá transformar a cadeia do mercado segurador. Uma empresa que adota a Inteligência Artificial, o Big Data e outros instrumentos de gerenciamento de riscos pode usar essas tecnologias para rastrear objetos e assegurar a entrega ao destinatário, cumprindo então o seu principal propósito: proteger a sociedade.

Veja mais sobre o assunto no site da GR1D Insurance.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO