Ultima atualização 18 de junho

Assistência funeral traz conforto para familiares em momento difícil

seguro
(FOTO: KayTaenzer/Thinkstock)

EXCLUSIVO – Até o momento, quase 50 mil pessoas faleceram por causa do novo coronavírus (covid-19) somente no Brasil, o que está fazendo com que muitas famílias tenham que arcar com despesas funerárias mesmo sem ter condições. Fora do ambiente de pandemia, a morte de um ente querido traz obstáculos complicados para quem nunca lidou com um problema desta magnitude e que já está emocionalmente abalado.

É muito comum que as pessoas não tenham um serviço de assistência funeral ou que não lembrem dele no momento de resolver as questões burocráticas. O seguro funeral, ou a assistência funeral acoplada a alguns outros produtos do setor, pode organizar este trâmite burocrático e acompanha o cliente na condução das providências para o funeral.

Diferente do auxílio funeral, onde só é feito o reembolso dos gastos, na assistência funeral a organização oferece assessoria para formalidades administrativas; organiza o sepultamento ou cremação; escolhe o caixão; coroa de flores; faz ornamentação da urna; monta mesa de condolências; transporta o corpo até o local onde será enterrado e cuida até mesmo do registro do óbito para a família.

Além disso, o benefício pode ser contratado junto com o seguro de vida ou com o seguro de acidentes pessoais. Segundo Edvânia Reis, gerente de Indenizações e Jurídico do PASI, “foi notada uma maior incidência dos avisos de sinistros de morte na carteira por causa da pandemia, no qual identificamos mais ocorrências vinculadas a morte natural”.

Para escolher o melhor plano de assistência funerária, é essencial observar alguns fatores que garantirão a prestação dos serviços contratados no momento da morte: se a empresa é 100% regulamentada de acordo com a Lei 13.261 de março de 2016, se ela tem a estrutura necessária para garantir o atendimento e qual cobertura está assegurada em contrato. Os valores de um serviço funerário variam de região para região e de acordo com a sua qualidade.

Helder Molina, CEO da MAG Seguros, afirma que “as pessoas mais conscientes são aquelas que vivenciaram ou perceberam o impacto financeiro causado pela morte do provedor da família. Acredito que vamos ter uma mudança de comportamento da população de uma sociedade que não se preocupa com o futuro para uma sociedade previdente, ou seja, aquela que se previne e toma as medidas necessárias antecipadamente. Isso inclui a assistência funeral”.

Podendo ser contratada a partir de R$30 por mês, para Edvânia a assistência pode ser considerada um microseguro, pois o segmento tem essa característica de um seguro de pequeno valor. “Portanto, é nessas horas que contar com essa proteção faz toda a diferença. Contrata-la significa ter um pouco mais de tranquilidade durante uma situação dolorosa e economia para o bolso da família”.

Contratar uma assistência funeral com uma seguradora pode ser mais vantajoso, pois os planos oferecidas por elas normalmente cobrem mortes em todo o país e até mesmo em território internacional, enquanto a maioria dos serviços das empresas de assistência cobrem apenas mortes locais.

Para Lígia de Oliveira Melo, administradora paulista de 35 anos, ter contado com o apoio da assistência fez toda diferença após ter recebido a notícia da perda da sua mãe. “Nesses momentos não temos condições psicológicas para tomar tantas decisões e lidar com burocracias, por isso agradeço a minha mãe por ter pensando no futuro. Se ela não tivesse contratado esse serviço, não sei se teria tido condições para oferecer a ela uma despedida digna”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO