Ultima atualização 29 de maio

Susep teve apoio da Febraban para desintermediar mercado de seguros

Documento revelado ontem mostra que o escritório da advogada Grace Mendonça deu parecer favorável à desintermediação do setor para favorecer o primeiro emprego de jovens

EXCLUSIVO – Durante o Fórum da Mídia Especializada, realizado pelo Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo, o presidente da Fenacor, Armando Vergilio, informou que a Federação Brasileira dos Bancos enviou à Ministra Carmem Lucia, do Supremo Tribunal Federal, documento para embasar sua decisão em relação a uma Ação de Inconstitucionalidade, impetrada pelo Solidariedade, contra a MP 905, aquela Verde e Amarela, atuando em favor da desintermediação dos contratos de seguros.

A MP 905 tinha como objetivo facilitar a contratação de jovens e estimular o primeiro emprego. Entretanto, esta mesma Medida Provisória também desregulamentava a profissão de corretores de seguros. A Febraban requereu seu ingresso na ação na qualidade de amicus curiae, através do escritório da advogada Grace Mendonça. No que tange à atuação dos corretores de seguros, o documento cita: “Portanto, a desregulamentação implementada pela MP no setor de corretagem de seguro não configura retrocesso em matéria de proteção ao consumidor, mas avanço do ponto de vista de abertura de mercado e dos consequentes benefícios para a geração de oportunidades. Também não deslegitima o ofício ou o considera desnecessário, como afirmado pelo Autor. Ao contrário, permite a ampliação de espaços para o trabalho, o fomento à concorrência, a busca por qualificação e benefícios para o consumidor, que terá uma gama mais vasta de serviços a serem contratados, para além da rediscussão dos parâmetros regulatórios da atividade profissional.”

 

Segundo Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP, desde meados do ano passado a autarquia vem, sistematicamente, atuando contra os corretores de seguros. Os atos foram desde a desregulamentação, passando pelo recadastramento, até a necessidade de exposição do valor da comissão na apólice de seguro, a partir de 1º de julho.

O presidente da Fenacor, Armando Vergilio, que também participou do Fórum, criticou com veemência a atuação da superintendente, afirmando que ela não possui conhecimento sobre o mercado para atuar na regulação. Ele disse que o setor não pode deixar de reagir, porque os corretores de seguros possuem importância estratégica. “A pandemia abalou toda a economia e os corretores de seguros também sentiram o impacto. Porém, não há nenhuma ação da Susep no sentido de coordenar a ação do setor para enfrentar a pandemia”, enfatizou.

Repercussão

Matéria publicada hoje pelo jornal O Estado de São Paulo reforça a informação dada pelo epidemiologista Julio Croda à Reuters, sobre a fala de Solange Vieira: “É bom que as mortes se concentrem entre os idosos. Isso vai melhorar nosso desempenho econômico, pois reduzirá nosso déficit previdenciário”.

Segundo o jornal, outras duas fontes corroboram a declaração de Croda: “De acordo com o relato de um integrante do Ministério da Saúde, a superintendente da Susep passou a “visão econômica” sobre o tema e deixou “todos estarrecidos”. Uma terceira pessoa que estava no encontro disse que o relato de Croda foi preciso. “Foi exatamente assim”, confirmou”.

Os executivos do mercado de seguros continuam estarrecidos com as declarações da superintendente da Susep. Ela se pronunciou sobre o tema apenas através de uma nota: “Esclarecemos que as declarações do senhor Júlio Croda atribuídas a Solange Vieira em recente matéria jornalística são improcedentes. Reiteramos que, a convite do então ministro Luiz Henrique Mandetta, a economista esteve em março no Ministério da Saúde (MS), para contribuir com os modelos de projeção decorrente da pandemia de COVID-19 utilizados por aquela pasta. Na ocasião, foram observados os cenários apresentados e seus impactos, com foco sempre na preservação de vidas. A economista declara seu repúdio a toda e qualquer ilação que impute a alguma análise proferida juízo de valor em sentido contrário ao direito à vida e à saúde para todos, de qualquer idade, a qualquer tempo. Medidas legais cabíveis sobre o assunto estão sendo analisadas.”

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock