Ultima atualização 07 de maio

Seguradoras apostam na tecnologia para manterem negócios durante quarentena

Segundo executivos, investimento em tecnologia bem estruturado se traduz em um grande diferencial para o sucesso das vendas de seus produtos e suporte aos corretores e clientes

EXCLUSIVO – A automação dos processos e a utilização cada vez maior da internet como ferramenta para o relacionamento entre organizações e consumidores propiciou uma nova revolução em todas as áreas de negócios. No mercado de seguros não poderia ser diferente.

Atualmente, devido à pandemia de Covid-19, a rotina de trabalho mudou e muitas seguradoras utilizam os recursos tecnológicos disponíveis e investem em inovação para continuarem a manter negócios com os colaboradores trabalhando em regime de home office e sem atendimento presencial para os segurados.

Com a recomendação das autoridades para que as pessoas fiquem em casa e evitem aglomerações, muitas empresas estão adotando diversas medidas para proteger seus funcionários e clientes, como, por exemplo, a realização de vistorias online, envio de documentação e aviso de sinistro pela internet, lives para treinar e capacitar a equipe entre outras coisas. Tudo isso com o apoio da tecnologia.

Veja e entenda como algumas seguradoras estão utilizando o mundo digital em benefício da própria organização e de seus clientes:

Porto Seguro

O principal canal de comunicação da companhia com os corretores continua sendo o Portal Corretor Online, onde são divulgadas as informações mais importantes, notícias e orientações. Além disso, cada produto da seguradora possui um canal de vendas que está em contato constante com o profissional para auxiliá-lo em todas as demandas. A empresa está realizando lives e publicando vídeos nas suas redes sociais para fortalecer a comunicação e tirar dúvidas do público.

Roberto Santos

Segundo Roberto Santos, presidente da seguradora, essas ferramentas são recursos fundamentais que possibilitam o contato de forma remota. “Independente da quarentena, é importante para qualquer empresa o investimento em tecnologia e inovação, pois precisamos estar preparados para as possíveis adversidades que ainda surgirão”.

Liberty

A maioria dos processos que anteriormente eram manuais, como a assinatura para a contratação de um seguro de vida, por exemplo, ou o envio de documentações para processos de sinistro, já são 100% digitais na seguradora. A empresa notou uma crescente demanda de clientes e corretores por ferramentas com tecnologias que lhes tragam uma maior autonomia na resolução de problemas, por isso implantou a autovistoria, no qual o próprio consumidor envia fotos e dados do bem segurado para a companhia.

Segundo Patricia Chacon, Diretora de Transformação da organização, ”mudanças como essas são extremamente positivas neste período, pois economizamos um tempo que pode ser dedicado à outros focos e ganhamos agilidade no dia a dia. Desta forma, nossos colaboradores podem utilizar seu tempo para melhorar a experiência dos clientes e pensar em soluções que podem beneficiar todo o mercado”.

Zurich

Para os consumidores e parceiros da companhia, a seguradora disponibilizou canais digitais como chatbot e os portais do cliente e do corretor, disponíveis para busca de informações e serviços. Entre as funções oferecidas no portal do segurado, está a emissão de 2ª via de boleto e apólices, além da abertura e acompanhamento de sinistros.

Já o corretor consegue realizar pelo site a cotação de propostas, emissões de apólices e checar de todas as informações fornecidas pelos seus clientes. Segundo Lucia Sarraceno, head de Canais Digitais da empresa, “a digitalização vai ser uma necessidade básica no novo normal após a pandemia e a organização está trabalhando para conseguir ampliar seus serviços de autoatendimento para todas as linhas de negócio”.

Capemisa

Uma nova plataforma foi oferecida para que a área Comercial e o Marketing pudessem montar seus canais de comunicação e fazer uso conforme a necessidade do seu público. Para os colaboradores, há disponível a Rede Colaborativa, uma estrutura de comunicação e informação com um sistema que permite vídeo conferências, compartilhamento de materiais e acesso remoto à rede.

Segundo Antônio Cláudio Nascimento Fonseca, superintendente de Tecnologia da companhia, “durante esse período tão desafiador, a tecnologia contribui para preservar a conexão e manter a aproximação entre todas as pontas do negócio”.

Icatu

A companhia possui um portal corporativo focado na comunicação para os funcionários, além de um perfil no Instagram exclusivo para colaboradores que funciona como um canal para a comunicação interna. Além disso, em parceria com a D’or Consultoria, a empresa disponibilizou um canal direto, por telefone e WhatsApp, no qual os parceiros podem tirar todas as suas dúvidas sobre o coronavírus com uma equipe médica.

Rafael Caetano

Para os segurados, está disponível o Centro de Relacionamento com Clientes (CRC). Na Área do Cliente no site da seguradora, por exemplo, é possível consultar todas as informações dos produtos de Vida, Previdência e Capitalização, acompanhar reservas em tempo real, acessar documentos, realizar aportes e resgates, editar beneficiários, formas de pagamento e endereço. De acordo com Rafael Caetano, diretor de Marketing da empresa, “momentos como esse são importantes para as organizações reverem seus processos e prioridades. Investimento em tecnologia deve ser uma constante”.

Ituran

Durante a quarentena a empresa intensificou a utilização do email e implantou as reuniões virtuais, no qual utiliza a ferramenta Microsoft Teams. Os corretores ainda podem se comunicar com seus consultores comerciais através do whatsapp, além de poder entrar tirar dúvidas pelo chatbox do site e fechar suas vendas. “Para manter nossa rotina de trabalho sem nenhum risco, usamos soluções da própria empresa, como a plataforma em nuvem. Graças aos investimentos em tecnologia a operação continua funcionando em plena conformidade”, afirma Roberto Posternak, diretor comercial da companhia.

Os segurados podem contar com os meios digitais disponibilizados pela seguradora: aplicativo, que agrupa todos os canais de comunicação da companhia, permitindo interação com o SAC; portal do cliente; e o chat online, que pode ser acessado pelo site.

Generali

Uma das ferramentas que a seguradora está utilizando para atender seus clientes durante a pandemia é o Call Center, no qual os consumidores podem tirar suas dúvidas com a equipe da empresa. Além disso, um dos seus produtos, o Seguro Auto Pay Per Use, é operado diretamente através dos canais digitais da companhia, no qual o segurado interage através de aplicativo de celular e pelo portal da insurtech parceira, a Thinkseg.

De acordo com Alexandre Muniz, diretor de TI da organização, “em contexto onde novas operações surgem todos os meses e precisam estar disponíveis para os clientes em semanas, como ocorre nos mercados de affinity, uma seguradora não consegue atuar nesse mercado sem tecnologia. Por isso, é fundamental que a empresa esteja ligada nas tendências do setor”.

MetLife

Atualmente, 100% de seguro individual da empresa é feita digitalmente com uso de reconhecimento facial. Em reuniões os colaboradores, corretores e parceiros comerciais têm usado plataformas virtuais para dar continuidade nas relações comerciais. Além disso, a seguradora está adotando algumas iniciativas internas de comunicação com os colaboradores para manter a interação entre as equipes mesmo durante o regime de home office. Devido a estas iniciativas, a organização percebeu um aumento da produtividade da equipe comercial, principalmente por conta da otimização de tempo de deslocamento para  visitas presenciais nas grandes cidades.

“Com a necessidade do distanciamento social por conta do covid-19, agilizamos nossos projetos para dar continuidade as vendas com as peculiaridades do momento em que estamos vivendo. Iniciativas como o envio de propostas digitais e assinatura por reconhecimento facial (biometria) foram grandes acertos e um diferencial no suporte a equipe de vendas, trazendo agilidade para atender o cliente”, afirma Paula Toguchi, superintendente de Produtos da companhia.

Prudential

Com seus mais de 800 funcionários trabalhando de maneira remota, a seguradora tem intensificado a comunicação tanto com seus funcionários e corretores, quanto com seus clientes durante a quarentena. Para o público interno, a companhia tem emitido comunicados por email com informações sobre a operação do negócio, além de dicas de saúde e bem-estar para que os colaboradores possam exercer seus trabalhos de forma produtiva e segura.

Além disso, para os corretores parceiros estão sendo enviados comunicados sobre os movimentos que a empresa tem feito para apoiá-los no processo das vendas de seguro de vida, disponibilizando ferramentas que possibilitem a operação normal de suas franquias. Para os consumidores a seguradora intensificou, por meio de newsletters, mensagens nas redes sociais e ações na imprensa, o esclarecimento em relação às coberturas contratadas e os canais de atendimento disponíveis.

“Tudo isso só é possível graças à tecnologia. Possuir um investimento nessa área bem estruturado, ou seja, planejado e alinhado com a estratégia da organização e de seus produtos, se traduz como um grande diferencial para o sucesso nos negócios”, ressalta André Schenkel, chief Information Officer da companhia.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO