Ultima atualização 11 de maio

Saiba quais cuidados tomar com um carro que fica parado por muito tempo

Executivo da Porto Seguro dá dicas de cuidados importantes para evitar qualquer defeito no automóvel que possa ser ocasionado pela falta de uso

Deixar o carro parado durante um certo período às vezes pode ser necessário, principalmente em tempos de quarentena como o que estamos vivendo. Mas os motoristas precisam ficar atentos a cuidados importantes para evitar qualquer defeito no futuro decorrente da falta de uso. Marcos Silva, diretor comercial da Porto Seguro no Rio de Janeiro, dá algumas dicas de como preparar o carro durante e após esse período de paralisação do veículo.

Antes de guardar, lavar o carro

É fundamental fazer uma limpeza completa, por fora e por dentro, para evitar que restos de comida no interior do veículo atraiam animais. Secar o carro, principalmente por dentro, também é outra etapa importante para evitar mofo, assim como retirar os carpetes e guardá-los em um lugar seco e arejado.

Independentemente do local escolhido pelo motorista para deixar o carro parado, é importante usar uma boa capa automotiva de algodão macio, do tamanho certo, e evitar plástico, que pode arranhar a lataria e danificar a pintura.

Retire os limpadores do para-brisa

Um erro bastante comum é esquecer os limpadores do para-brisa. Quando a borracha fica parada por muito tempo, ela começa a derreter e a grudar. Por isso, é recomendável retirar os limpadores e guardá-los ou apenas deixá-los afastados do vidro, se o carro estiver localizado em um lugar seguro.

Cuidado com a bateria

É importante desligar os dois polos da bateria, principalmente porque sistemas como alarmes e rastreadores consomem a bateria mesmo quando o carro está desligado. “Caso o motorista não consiga desligá-la, ele pode dar a partida no carro durante cerca de 30 minutos, que são suficientes para o motor atingir a temperatura de funcionamento e de lubrificação. Antes de fazer isso, é essencial verificar se a garagem é fechada. Caso seja, é preciso colocar pelo menos a traseira do carro para fora, evitando assim a intoxicação pelo monóxido de carbono”, ressalta o executivo.

Não ligar o ar-condicionado na partida do carro

É fundamental não ligar o ar-condicionado na partida do carro, especialmente nos primeiros minutos, porque isso faz com que a temperatura do motor demore mais tempo para ser atingida, além de sobrecarregar a bateria na hora de dar a partida. O ar-condicionado deve ser ligado apenas quando o motor atingir a temperatura de trabalho, possibilitando a lubrificação do compressor, embreagem do compressor, mangueiras e tubulações.

Verificação dos pneus

Mesmo sem rodar, o peso do carro vai pressionando os pneus e eles vão esvaziando lentamente. Por isso, aproveite esse momento para calibrar os pneus, sempre com a pressão máxima indicada no manual do carro, nunca acima, caso contrário o pneu pode ser danificado. Se o limite for ultrapassado, o peso pode começar a achatar os pneus até deformá-los.

Atenção ao óleo lubrificante e ao combustível

Quando o óleo fica parado por muito tempo em um carro, mesmo com o motor desligado, ele começa a oxidar e perde suas propriedades de lubrificação. Por isso, antes de deixar o veículo parado por um tempo, é preciso trocar o óleo do motor, o filtro e o fluido de freio. Verificar se a tampa do reservatório está bem fechada também é importante para evitar a entrada de umidade.

Em relação ao combustível, as preocupações são menores, uma vez que as opções disponíveis atualmente no mercado suportam de dois a três meses no tanque sem prejudicar o sistema de injeção ou ignição quando o motorista dá a partida.

Colocando o carro na rua

Após seguir essas dicas, quando chegar a hora de rodar novamente com o carro, basta lavar o veículo mais uma vez, calibrar os pneus, abastecê-lo com combustível novo e verificar o nível de óleo e outros fluidos.

Em qualquer caso de emergência ou para uma simples revisão, o segurado pode contar com o auxílio do seu Porto Seguro Auto, solicitando o serviço por meio dos canais digitais de autoatendimento como:

Whatsapp: O cliente pode verificar e solicitar os acionamentos para auto ou residência (guincho, táxi, chaveiro, troca de pneu, troca de bateria, linha branca, elétrica, hidráulica) pelo aplicativo de mensagem. Também é possível acompanhar o deslocamento do prestador que está em curso para atendimento. O segurado adiciona o número (11) 3003-9303 e, ao acionar o canal, recebe a mensagem da Assistente Virtual para escolher entre as opções disponíveis.

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App Auto: Permite solicitar serviços de motorista da vez, táxi para continuação da viagem em caso de acidente ou pane com o veículo e serviço de leva e traz ao centro automotivo.

N.F.
Revista Apólice

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