Ultima atualização 04 de maio

Programa realizado pelo Sincor-SP recebe Lucas Vergílio

Durante o último programa "Direto & Reto com Camillo", o presidente da entidade e o deputado convidado falaram sobre os desdobramentos da MP 905, o recadastramento dos corretores e últimas resoluções da Susep

Para discutir a atuação do Congresso em meio à pandemia, os desdobramentos da Medida Provisória 905 e as últimas decisões da Susep, o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, recebeu o deputado federal Lucas Vergílio (SD-GO) na 15ª edição do Direto & Reto com Camillo, que aconteceu na última quarta-feira, 29 de abril.

“A Câmara continua ativa, realizando sessões online de temas que sejam relevantes ao atual momento que estamos vivendo, como a aprovação do auxílio emergencial, por exemplo. A proposta do Governo era de R$ 200 para os profissionais autônomos e nós conseguimos aumentar o valor e expandir para mais beneficiários”, afirma Vergílio.

Sobre a MP 905, o deputado ressaltou que o texto pegou todos de surpresa, já que desregulamentou a profissão de corretor de seguros. “A MP veio para gerar emprego, mas exageraram na dose e a vacina virou veneno. Por que acabar com uma profissão que gera tanto emprego?”.

O deputado ainda destacou a movimentação dos corretores de seguros e das entidades representativas no trâmite da MP. “O Camillo mesmo foi um representante fundamental, contando com o apoio do PSD e dos corretores de São Paulo. Com isso, e com os diálogos que tivemos com representantes importantes, conseguimos a modificação no texto”.

Com relação à autorreguladora, Vergílio explica que durante os meses que a profissão estava desregulamentada, o Ibracor permitiu que os corretores continuassem a atuar normalmente. “A entidade, que, por enquanto, é a única autorreguladora autorizada pela Susep, fez o papel de registrar todos os novos profissionais do mercado. Foram quase mil registros expedidos durante o período de limbo jurídico”, completa.

O presidente do Sincor-SP lembrou da Resolução nº 382 da Susep está sendo alvo de reclamação dos corretores, já que fala sobre a comissão na apólice. “Em nenhum momento o texto diz que a comissão deverá ser estampada na apólice. O que fala é de aviso formal do valor recebido pelo corretor. No entanto, em live recente da Superintendência, a superintendente afirmou que a comissão deve estar na apólice. O que eles querem com isso?”, afirma Camillo.

Para Vergílio, existe algum tipo de interesse para acabar com a profissão de corretor de seguros. “Vamos investigar para tentar entender qual a motivação da Susep em propor medidas que afetam negativamente o corretor de seguros. Porque o corretor é o melhor canal que existe para comercializar seguro. Seguro não é commodity, mas sim um produto personalizado e que precisa ser feito por quem é especialista”.

Leia mais: Sincor-SP lança campanha de orientação no combate ao coronavírus

Sobre o recadastramento dos corretores, anunciado recentemente pela Susep, Camillo destacou que, neste momento, a autarquia deveria estar prestando amparo aos corretores, que estão dedicados a ajudar a sociedade a atravessar por esse momento delicado.

“Não façam nada agora. Não tem pressa pra isso. O momento agora é de cuidar do segurado, dar atenção à sociedade. Quem é corretor de seguros ainda é corretor, sua Susep está válida. Ainda temos muito para nos articularmos. Portanto, não façam nada, apenas continuem cuidando dos seus negócios e dos segurados”, finaliza.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock