Ultima atualização 21 de maio

Falta de conhecimento pode colocar saúde suplementar em risco

Durante webinar realizado pelo CBEXs, Vera Valente, diretora executiva da FenaSaúde, afirmou que o maior desafio durante a pandemia é manter o sistema organizado

A diretora executiva da FenaSaúde, Vera Valente, expôs nesta quarta-feira, 20 de maio, os riscos que o sistema de saúde tem sofrido devido à falta de informação sobre o seu funcionamento, sobretudo no período atual da pandemia de covid-19. As ameaças estão, por exemplo, na grande quantidade de projetos de lei que desorganizam a saúde suplementar e em propostas para adoção de uma fila única de leitos gerenciada pelo SUS.

“O desafio maior é manter o sistema organizado: SUS e saúde suplementar. Essa complementaridade está sendo colocada em risco”, afirmou Vera durante o webinar “O Desafio da Saúde Privada em Tempos de covid-19”, promovido pelo Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs).

Com relação à profusão de projetos de lei, a diretora executiva salientou que boa parte deles não contempla uma visão abrangente e realista sobre a complexidade do sistema de saúde brasileiro. Isso fica claro, por exemplo, quando busca-se permitir a inadimplência ou alterar prazos de carência.

“A saúde suplementar irriga todo o sistema privado. Ao comprometer algum elo dessa cadeia, estão comprometendo a cadeia como um todo e, claro, a assistência aos pacientes. O conceito de mutualismo, onde todos contribuem, não é bem compreendido”, afirmou Vera.

Com relação à fila única de leitos, a executiva lembrou que muitas das propostas não levam em conta sequer a recomendação do Conselho Nacional de Justiça, segundo a qual a medida deve ser aplicada apenas quando se esgotarem todas as demais alternativas, em especial a contratação direta de bens e serviços pelo Estado junto aos prestadores privados. “Que seja feito chamamento público. Esse sistema tem de ser pago”, disse.

Também participaram do webinar o presidente executivo da Central Nacional Unimed, Alexandre Ruschi; e o presidente da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp), Yussif Ali Mere. A mediação foi feita pelo presidente do Conselho de Administração do CBEXs, Francisco Balenstrin.

Ruschi defendeu a união de toda a cadeia de produção da saúde como medida essencial para superar a atual crise. Segundo ele, a saúde suplementar sofre dificuldades adicionais, como em relação à regulação e a entraves impostos ao acesso às reservas das próprias operadoras que, conforme proposto pela ANS, só podem ser utilizadas com a contrapartida de aceitação da inadimplência. “Ativos garantidores estão lá exatamente para os momentos de dificuldades que são esses que estamos vivendo”, afirmou o executivo.

Leia mais: “Aumento da inadimplência é um risco que a saúde suplementar não conseguiria suportar”

Vera também criticou as pré-condições impostas pelo órgão regulador para acesso às reservas. “Se você tem uma medida da ANS que diz que todo esse público, se não pagar, continuará sendo atendido, não é difícil imaginar que irão parar de pagar. Isso traz o risco de colapso em todo o sistema”, alertou.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock