Ultima atualização 20 de maio

Corretor deve oferecer benefícios, não produtos, aos segurados

Para oferecer benefícios aos clientes, o corretor de seguros deve conhecer muito bem a realidade e o momento do seu segurado, atuando como um consultor financeiro
(Divulgação) Jorge Nasser
(Divulgação) Jorge Nasser

EXCLUSIVO – O webinar realizado ontem (13) pela CNseg contou também com a participação do presidente da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), Jorge Nasser. Neste momento tão intenso para as seguradoras da área de benefícios, elas demonstraram sensibilidade ao aceitar cobrir os eventos provocados pandemia de Covid-19. Na teoria, os riscos de pandemia estão excluídos das apólices de seguros.

O executivo disse que enfrentamos, neste momento, duas pandemias: a de Covid-19 e a de projetos de leis, em várias esferas, que afetam diretamente o mercado de seguros. Existem mais de 4800 leis ou projetos de leis que podem atingir diretamente o setor.

Segundo Nasser, é preciso enxergar em algumas dimensões diferentes: a primeira, é a de produtos, principalmente para identificar quais serão mais sensíveis para os clientes neste momento e no pós-pandemia. “Será que o foco do consumidor será em riscos de novas pandemias, que preço ele pagará por este produto?”, questionou, acrescentando a dúvida de saber se o risco por morte em pandemia vai se sobrepor ao risco de morte por outras causas.

Outra dimensão é o risco comercial, porque com a quarentena as pessoas estão se acostumando a resolver necessidades em plataformas online. “Será que no novo normal os negócios serão centrados em plataformas digitais?”, perguntou. A digitalização não é sinônimo de desintermediação, com o corretor com mais responsabilidade em relação às demandas do cliente, como agente de transformação social. O mercado deve ser digital na solução dos problemas práticos do dia-a-dia.

A terceira dimensão está ligada ao regulador (Susep), em sua capacidade de realizar a gestão do risco do sistema em seu aspecto mais amplo, levando em conta as questões de solvência e as provisões técnicas. “O mercado deverá ser muito ético também na gestão dos recursos para garantir o compromisso com as gerações futuras”, sentenciou Nasser.

O fundamental deste momento é entender que precisamos preservar as instituições, os direitos e avançar no que for possível em um momento de exceção. “Vamos precisar de tempo, entendimento e diálogo para provocar mudanças. A Susep tem sido sensível e estamos juntos na nova forma de oferecer soluções para o novo consumidor que vai precisar como nunca do mercado segurador”.

Sobre o corretor de seguros, Nasser foi categórico: é preciso fidelizar o cliente. “Todos sabem que o corretor preocupado em colocar produtos no mercado está fadado ao fracasso”, garantiu. Para o presidente da Fenaprevi, o corretor deve colocar benefícios para os clientes. Mais importante do que oferecer, é o cliente saber da existência do benefício. “A história será implacável para aqueles que faltarem com a responsabilidade, neste momento, assim como para aqueles que olharem apenas para o curto prazo. Não vai ser fácil”, concluiu Nasser.

O webinar “Produtos de Seguros Pós-Covid-19: Adaptação ou Revolução?” foi promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras e contou com a mediação do presidente da entidade, Marcio Coriolano.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

 

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock