Ultima atualização 15 de abril

MP 905 é aprovada sem desregulamentar os corretores de seguros

Lei que estabelece a profissionalização dos corretores de seguros foi mantida. Agora, MP segue para o Senado e volta para aprovação em segunda votação no Congresso, até a próxima segunda-feira (20)

A Fenacor comunicou aos corretores de seguros e a todo o mercado a aprovação da MP 905/19, em sessão virtual da Câmara dos Deputados concluída na madrugada desta quarta-feira (15 de abril).

Com o objetivo de facilitar um acordo e a votação, o relator, deputado Christino Áureo, alterou o texto anteriormente aprovado na Comissão Mista que analisou a matéria. Para a nossa categoria, a boa notícia é que não foram alterados os artigos 53 e 54, que tratam da Lei 4.594/64 e do Decreto-Lei 73/66. Contudo, como vários outros dispositivos foram retirados do texto, esses artigos foram renumerados para 32 e 33, respectivamente.

Agora, a MP 905/19 segue para o Senado. Caso os senadores aprovem mudanças nesse texto, a matéria volta para a Câmara. Para não caducar, o texto terá que ser aprovado em ambas as Casas até a próxima segunda-feira (dia 20 de abril).

O passo seguinte será a sanção presidencial, no prazo máximo de 15 dias. O presidente da República poderá sancionar o texto na íntegra ou vetar parte do texto.

A Fenacor ressalta que os avanços obtidos até este momento são frutos da condução no sentido de se buscar sempre o entendimento e também das inúmeras ações da diretoria da Federação, principalmente no campo político.

É justo destacar, também, a importantíssima articulação feita pelo deputado Lucas Vergilio, que conseguiu se colocar como vice-presidente da Comissão Mista e que apresentou as emendas que, inicialmente, foram integralmente acatadas pelo relator. Na sequência, estabeleceu-se um diálogo de acordo com a equipe do Ministério da Economia, integrada por interlocutores extremamente qualificados, para tratarem do assunto (incluindo assessores diretos do ministro Paulo Guedes, liderados dentre outros pelo secretário de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco) e também com a participação efetiva do agora ministro Rogério Marinho.

Representando a Susep, esteve, principalmente, o procurador chefe da autarquia, que também tratou conosco, construindo um entendimento e a elaboração de um texto consensual, que obviamente não englobou tudo o que queríamos, mas aquilo que foi o possível, trazendo de volta a nossa Lei 4.594/64, porém atualizada e modernizada, com as devidas alterações e adequações ao modelo de autorregulamentação.

Assim sendo a autorregulação e a atuação das autorreguladoras, como órgãos auxiliares da Susep, também foram introduzidas no texto, de forma mais efetiva e mais clara.

Foi também acordada nova redação para dispositivos do Decreto-Lei 73/66, propiciando o retorno dos corretores de seguros ao Sistema Nacional de Seguros Privados (SNSP). E não poderia ser diferente, pois os corretores de seguros são, de fato e de direito, os assessores, consultores e verdadeiros defensores dos consumidores.

É justo destacar a atuação dos presidentes de todos os Sincor’s (e de suas diretorias) que também se mobilizaram, foram à Brasília e contataram inúmeros parlamentares dos seus respectivos Estados, na busca do apoio e visando a esclarecer e informar deputados e senadores sobre a importância do papel exercido pelo corretor de seguros e da nossa lei de regência, para que continuemos como integrantes do SNSP e, de forma moderna, possamos caminhar para o modelo de autorregulação, que pode fazer a supervisão preventiva, em defesa dos consumidores, dos cerca de 100 mil corretores que atuam em todo o território nacional.

Enfim, os profissionais conseguiram ser colocados na audiência publica que foi praticamente exclusiva para tratar do caso – quando a Fenacor fez ampla apresentação – mostrar a dimensão, a importância e a capilaridade da categoria, indicando para os parlamentares (especialmente para o relator) o quanto era equivocado o texto da MP 905/19 da forma original como se encontrava, ou seja, a simples revogação da lei 4.594 e dos dispositivos do decreto lei 73.

A entidade espera  que as relações de mercado se mantenham harmoniosas, respeitosas e construtivas para que o nosso setor continue crescendo e se desenvolvendo ainda mais. Mercado que deu prova de maturidade e sensibilidade ao atender nossa campanha de solidariedade, cooperatividade e responsabilidade, afastando cláusulas excludentes de cobertura da pandemia para cobrir os sinistros da Covid-19.

K.L.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock