Ultima atualização 30 de abril

CVG-SP discute como a pandemia está mudando a percepção do seguro de vida

Durante a live realizada pela entidade, representantes do Clube afirmaram que o covid-19 despertou a consciência na população sobre a necessidade da proteção do seguro
Paulo Alexandre, Marcos Kobayashi, Alexandre Vicente da Silva e Silas Kasahaya
Paulo Alexandre, Marcos Kobayashi, Alexandre Vicente da Silva e Silas Kasahaya

Se até pouco tempo atrás o seguro de automóvel era o mais contratado pelos brasileiros, agora, por causa da pandemia, a tendência é que o seguro de vida passe a ocupar essa posição. “As pessoas estão se conscientizando de que o maior patrimônio que devem proteger não é material, mas a própria vida”, disse o vice-presidente do Clube Vida em Grupo de São Paulo (CVG-SP), Marcos Kobayashi, durante o webinar “O Covid-19 e o Seguro de Vida: Desafios e oportunidades no atual panorama”, realizado nesta quarta-feira, 29 de abril, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

Além de Kobayashi, a live de estreia da entidade contou com as apresentações do presidente Silas Kasahaya, do vice-presidente Alexandre Vicente da Silva e a mediação do jornalista colaborador Paulo Alexandre. Os diretores comentaram a mudança de percepção dos brasileiros em relação à importância do seguro de vida. Na visão de Kasahaya, a pandemia tem despertado o interesse das pessoas pelo seguro. Silva observou que se tornou mais evidente para a população a importância da proteção do seguro para os riscos de doenças, morte, internação hospitalar e outros.

O vice-presidente relatou que se surpreendeu nos últimos dias com a mudança de atitude de um cliente. “Ele me disse que poderia até cancelar o seguro de automóvel nessa crise, mas, jamais o seguro de vida”. Kobayashi reconheceu que o momento atual é propício para levar à sociedade a mensagem de proteção, divulgando outras coberturas do ramo vida. “Talvez alguns desconheçam que o seguro de vida oferece cobertura para diárias de internação hospitalar, para doenças graves e que dispõe de serviços como a telemedicina”, disse.

Kasahaya também se disse surpreso, mas com a capacidade de inovação do mercado de seguros em tempos de pandemia. “Nesse momento de crise, o mercado tem criado novos modelos, alternativas, formas de vendas, produtos e inéditas maneiras de subscrição”, afirmou. Segundo ele, as limitações do isolamento abriram espaço para a subscrição por vídeo. “Mas isso só é possível graças ao avanço tecnológico das seguradoras e também do processo de subscrição, que hoje utiliza modelos preditivos com base na combinação de análises de dados financeiros, de saúde e demográficos”.

Sobre o impacto do covid-19 nos seguros de vida, uma das muitas perguntas formuladas pelos internautas que participaram do webinar, Kasahaya respondeu que ainda é uma incógnita. No entanto, afirmou que algumas carteiras deverão sentir mais rápido os efeitos da crise econômica, como, por exemplo, os seguros empresariais e os coletivos. Kobayashi prevê que a situação dessas carteiras deva se agravar nos próximos meses com o aumento das demissões. Por outro lado, acredita que muitos funcionários se esforçarão para manter o benefício que era custeado pela empresa.

Leia mais: CVG-SP dá dicas de vídeos aos profissionais de seguro de pessoas

Nesse aspecto, Silva enxerga oportunidade de expansão para os seguros individuais. Kasahaya lembrou que antes da pandemia o seguro de vida crescia acima de dois dígitos e que a previsão era que o vida individual ultrapassasse o coletivo em dois anos. “Vamos refazer as contas, mas acredito que a carteira de pessoas continuará crescendo”, disse. Silva concordou e ressaltou que “o mercado sairá mais maduro e o futuro do seguro de vida será ainda mais promissor”.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock