Ultima atualização 29 de abril

Argo Seguros oferece ferramenta para assinatura digital de documentos

Objetivo da seguradora é garantir a cobertura de embarques ou concluir a negociação de responsabilidade com mais agilidade

A troca de mensagens entre seguradora, corretores, segurados e demais parceiros de negócios costuma tomar tempo e ser bastante burocrática. No ramo de Transportes, em especial, a necessidade de ter rapidamente alguns documentos é fundamental para garantir a cobertura de embarques ou concluir a negociação de responsabilidade entre as partes.

Entre esses documentos, a Dispensa de Direito de Regresso (DDR) é um dos mais importantes. Emitido pela seguradora do embarcador, ele informa que a companhia não exercerá seu direito de ressarcimento contra o transportador, com exceção aos riscos de cobertura obrigatória e desde que se respeite as regras de gerenciamento de risco e prevenção de danos a carga e coberturas descritas no documento.

Na Argo Seguros, assim como as emissões de apólices e as averbações dos embarques, a DDR também é feita de forma totalmente digital. O sistema permite que a partes assinem o documento digitalmente, com a garantia que foi entregue, aberto e lido por todos os envolvidos. Isso proporciona agilidade e evita problemas em eventuais sinistros e de averbação do transportador.

“A ideia é justamente agilizar a emissão do documento com segurança e trazer transparência para todos os envolvidos nessa operação. O embarcador, o transportador e suas respectivas corretoras de seguros têm acesso a relatórios de acompanhamento online”, afirma Joelton Campos, underwriter de Transporte da companhia.

Quando a emissão da DDR acontece de forma manual, todo o processo é mais moroso. A dificuldade em obter as assinaturas de todos os envolvidos na operação; a falta de comprovação de quem não recebeu o documento; e o controle de quem assinou são apenas alguns exemplos, sem falar nas situações em que ocorrem alterações durante a vigência da apólice.

Leia mais: Argo Seguros lança nova plataforma digital para parceiros

“Temos recebido um retorno muito positivo dos transportadores porque conseguimos organizar todos os documentos pertinentes a operação e as partes podem consultar sempre que for necessário”, diz Mariana Miranda, head Marine & Corporate Salles da seguradora.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO