Ultima atualização 08 de abril

ANS divulga nota técnica autorizando realização de cirurgias eletivas

Após solicitação de revogação da medida feita pela FBH, hospitais poderão voltar a realizar procedimentos considerados não urgentes

A Federação Brasileira de Hospitais (FBH) protocolou, em 27 de março, uma solicitação para que fosse revogada a decisão tomada no dia 25 de março pela ANS, que suspendeu o atendimento médico-hospitalar para cirurgias eletivas, consultas e exames que não fossem considerados urgentes. O presidente da Federação, Adelvânio Francisco Morato, junto ao secretário-geral, Luiz Aramicy Pinto, reuniram-se com o presidente da Agência, Rogério Scarabel, para sensibilizar a autarquia acerca do caos que essa medida acarretaria a toda a cadeia produtiva do setor de saúde.

A medida afetaria os hospitais de pequeno e médio portes, localizados, a maioria, em cidades com baixa população e nas periferias dos grandes centros, que possuem capacidade para priorizar o atendimento dos casos graves de coronavírus sem prejuízo à saúde dos demais pacientes. A reserva de leitos para atendimento aos possíveis casos de covid-19 não impede a manutenção dos atendimentos médico-hospitalares.

A FBH compreende que a continuidade, ainda que reduzida, da assistência à saúde oferecida pelo sistema suplementar é fundamental para evitar o agravamento da saúde da população e o colapso financeiro dos hospitais privados.

Com a suspensão dos atendimentos médico-hospitalares, que deveria ocorrer até 31 de maio de 2020, essa medida inviabilizaria o próprio funcionamento dos hospitais, em especial daqueles de pequeno e médio portes, que não teriam condições para manter os postos de trabalho dos profissionais de saúde e os leitos hospitalares ativos.

Vale considerar que o enfrentamento à pandemia deve contar com os esforços de todos os agentes de saúde. Por isso, para a sobrevivência do setor, a Federação solicitou a revogação da medida, de forma a minimizar os prejuízos financeiros que serão suportados pelos hospitais.

Foi solicitada também a possibilidade de ajuste de valores, para garantir a reserva dos leitos necessários ao atendimento de doentes graves e preservar o funcionamento de hospitais e clínicas privadas, mantendo-se os postos de trabalho dos profissionais de saúde.

Leia mais: Diretoria colegiada da ANS debate ações sobre o coronavírus

A Agência reconheceu a solicitação da FBH e reviu sua decisão, conforme Nota Técnica n. 10/2020/DIRAD-DIFIS/DIFIS.

“Cada medida que beneficie o setor hospitalar é uma conquista. Lutamos pela qualificação do setor, para que os hospitais continuem prestando, como sempre fizeram, um melhor atendimento, capacitando e preparando sua equipe. Sabíamos que essa proibição de cirurgias eletivas iria refletir na sobrevivência dos hospitais. A FBH não concordou com a medida de suspensão, pois esses procedimentos tinham uma indicação médica com algum objetivo e, se esses pacientes não fossem submetidos a tratamento, poderiam se tornar uma urgência ou emergência. Não podemos deixar de tratar nossa população”, afirma Adelvânio Francisco Morato, presidente da Federação.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO