Ultima atualização 30 de abril

Amil amplia serviço de telemedicina durante pandemia

Com o objetivo de evitar aglomerações e idas desnecessárias aos hospitais durante a quarentena, operadora esta oferecendo atendimento feito por mais de 360 médicos e enfermeiros 24 horas por dia

A Amil acaba de estender o atendimento por meio da telemedicina para os seus beneficiários em todo o país. Com a ajuda da tecnologia, a operadora de planos de saúde expande sua capacidade para atender 6 mil pessoas por dia. Inicialmente, 360 enfermeiros e médicos estão disponíveis para orientações emergenciais de saúde 24 horas por dia. A empresa segue investindo na ferramenta para, nos próximos dias, disponibilizar consultas com hora marcada, por vídeo, com médicos e outros profissionais de saúde de sua rede própria e credenciada, também disponível para 100% de seus usuários.

O serviço tem como canal de entrada o Amil Ligue Saúde (0800-073-2121), em que enfermeiros fazem uma triagem inicial para identificar questões relacionadas ao estado de saúde do paciente e esclarecer dúvidas. Desde março, quando esse modelo de atendimento foi lançado, mais de 70% dos casos foram resolvidos nesse primeiro contato. Os demais 30% receberam um link por SMS ou e-mail para um atendimento por vídeo com um médico. Com duração média de 10 minutos, o paciente recebe orientações específicas de tratamento, podendo inclusive ser encaminhado para um pronto-socorro.

Para Daniel Coudry, CEO da companhia, essa tecnologia já é uma realidade. “As evidências de nossa própria experiência e de diversos países demonstram claramente que a telemedicina estimula o acesso correto aos serviços de saúde, melhorando sua organização e eficiência e, ainda, evitando desperdícios. Tudo isso gera benefícios aos clientes, com melhor desfecho e satisfação. Neste momento que estamos atravessando, tornou-se uma ferramenta fundamental.”

O diretor Clínico da operadora, Fernando Pedro, reitera que o atendimento virtual amplia o acesso ao sistema de saúde e traz grande conveniência ao cliente, evitando deslocamentos e esclarecendo dúvidas de forma pessoal e imediata. “Nós capacitamos nossas equipes para garantir um alinhamento entre conhecimento técnico e atendimento humanizado. Investimos em capital humano e tecnologia para garantir diagnósticos precoces, orientações e encaminhamento correto de várias condições clínicas, de maneira a contribuir para evitar aglomerações e idas desnecessárias a unidades hospitalares”, afirma o executivo.

Atuando no atendimento virtual há quase um mês, o médico de família Leonardo Abreu revela que se surpreendeu com a adesão positiva dos pacientes, inclusive dos mais idosos. “A telemedicina ajuda a evitar as idas ao pronto-socorro em casos de baixa complexidade, reduzindo o risco de exposição a doenças como a covid-19. Se o paciente precisar, posso enviar um atestado de afastamento por e-mail e até mandar uma receita médica diretamente para as maiores redes de farmácias para que ele compre seu medicamento, informando seu CPF. É tudo muito simples e tenho recebido muitos retornos positivos, inclusive dos idosos. A maioria já está habituada a conversar por vídeo do celular, então se relacionam bem com esse modelo de atendimento”, explica.

Leia mais: Coronavírus acelera regulamentação da telemedicina

A empresa já oferecia desde o ano passado um serviço de atendimento médico por videoconferência para um grupo de 160 mil clientes, por meio do Hospital Albert Einstein. No novo modelo, o serviço é oferecido pela própria operadora, com médicos contratados diretamente pela companhia. Em edição extraordinária do Diário Oficial da União, o Ministério da Saúde autorizou o uso da telemedicina durante a pandemia de coronavírus para atendimentos desde 23 de março. Poucos dias antes, a prática já havia sido validada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO