Ultima atualização 02 de março

Susep passa a divulgar índice de reclamações do setor de seguros

Visando trazer mais transparência à relação entre o mercado de seguros e seus consumidores, a nova ferramenta da entidade considera a quantidade de ocorrências e a participação das empresas no mercado

Com o objetivo de trazer mais transparência à relação entre o mercado de seguros e seus consumidores, possibilitando que seguradoras e regulador identifiquem melhorias necessárias ao desenvolvimento do setor, pela primeira vez a Susep divulga o índice de reclamações das seguradoras. O levantamento leva em consideração as ocorrências registradas na entidade e a participação das empresas no mercado (market share). Com a ferramenta, o consumidor terá mais uma opção para avaliar a relação das empresas com seus clientes.

Em sua primeira edição, o índice de reclamações da Superintendência traz os dados consolidados de 2019 e 2018. A avaliação abrange 114 empresas ou grupos que possuem participação de mercado superior a 0,2%. Os resseguradores e sociedades de capitalização não foram incluídos.

Para o diretor da entidade, Rafael Scherre, a iniciativa está em linha com as ações que a autarquia vem realizando em prol da transparência e das boas práticas de conduta. “Nosso desejo é que o consumidor tenha o máximo possível de informação e que a organização tenha mais um instrumento de avaliação da conduta das empresas. Com isto, esperamos que as seguradoras sejam impulsionadas a buscar sempre melhorar seus serviços ”, afirma.

Na comparação entre 2018 e 2019 pode ser verificado, por exemplo, o aumento ou recuo no volume relativo de reclamações sobre os serviços de determinada empresa. O chefe do Departamento de TI da autarquia, Leonardo Brasil, destaca como objetivo da iniciativa o uso da tecnologia para ajudar o mercado a evoluir em seus processos e eficiência. “Com mais informação, o consumidor tem mais poder de escolha e pode analisar o perfil das empresas e a qualidade do atendimento que prestam em cada modalidade de seguro”, diz.

Leia mais: Susep desregulamenta corretores de seguros

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO