Ultima atualização 20 de março

Setor de seguros apresenta resultado positivo em janeiro

Segundo dados da carta conjuntura elaborada pela CNseg, setor avançou 17,6% durante o período

Em janeiro de 2020, a arrecadação de seguros experimentou alta comparada ao mesmo mês de 2019 e à média móvel de 12 meses. Nessas métricas, as taxas de expansão foram de, respectivamente, 17,6% e de 12,6%, com receita de R$ 23,6 bilhões e de R$ 273,7 bilhões, novo recorde de arrecadação nos 12 meses encerrados em janeiro. Vale lembrar que a expansão do primeiro mês do ano se deu sem contar as receitas de Saúde Suplementar e DPVAT.

Em editorial da nova edição da Conjuntura CNseg, o presidente da entidade, Marcio Coriolano, afirma que o resultado deveu-se ao fato de a maioria dos segmentos e ramos ter crescido na comparação com o mesmo mês do ano passado, com destaque para a contribuição dos seguros de Vida Risco e os PGBL e VGBL, além do ramo Patrimonial, do segmento de Danos e Responsabilidades entre outros. “Um começo de ano melhor do que 2019”, afirma Coriolano.

A receita de janeiro deste ano, quando comparada com dezembro, recuou, o que era esperado pelo efeito das fortes vendas de final de ano, especialmente do Ramo de Acumulação (PGBL e VGBL recuaram 15,8% na passagem de dezembro para janeiro).

Leia mais: CNseg lança guia de boas práticas para o mercado segurador

Na comparação das médias móveis de 12 meses dezembro/19 e janeiro 20, constata-se que o segmento de pessoas avançou de 15,1% para 15,8%; as vendas de Planos de Riscos-Pessoas tiveram ligeira desaceleração (de 11% para 10,4%), compensadas pelos Planos de Acumulação (de 16,7% para 17,8%). Os títulos de capitalização desaceleram de 13,8% para 13,1%.

“O desafio será a sustentação dos resultados obtidos em 2019 e até janeiro deste ano, em cenário previsível de contração da atividade econômica provocada pelos efeitos do coronavírus e da restrição da circulação geral para a prevenção do covid-19. Há grande consenso sobre o impacto adverso das necessárias medidas que vem sendo tomadas pelos Governos sobre a produção, o emprego e a renda”, ressalta Coriolano em editorial.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO