Ultima atualização 02 de março

CNseg se posiciona sobre novo índice de reclamações da Susep

Entidade afirma que o novo índice não auxilia o consumidor a ter mais poder de escolha ou de analisar o perfil das empresas

Após a Susep ter divulgado um comunicado afirmando que passará a disponibilizar o índice de reclamações do setor de seguros, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) soltou uma nota de posicionamento sobre o ocorrido.

Veja o comunicado na integra:

“A CNseg foi surpreendida com a divulgação desse índice, pois tem sido uma boa prática dos órgãos reguladores submeter previamente normas e divulgação de estatísticas à consulta pública, o que não ocorreu.

Para prestar bom serviço ao consumidor é necessário esclarecer sobre quais reclamações foram julgadas procedentes ou não. A simples divulgação das reclamações totais encaminhadas à Susep não separa aquelas consideradas procedentes das improcedentes. Tome-se como exemplo as reclamações junto à ANS nas quais grande parte se refere à contestação de reajuste, inclusive os autorizados pela própria Agência, que assim divulga as demandas.

Ademais, colocar em geral estatísticas agregadas sem discriminá-las por ramo de atividade em nada ajuda o consumidor, por serem muitos os produtos comercializados pelas seguradoras, que têm proporções diferentes deles em suas carteiras.

Em conclusão, o índice não auxilia minimamente o consumidor a ter mais poder de escolha ou de analisar o perfil das empresas, nem a qualidade do atendimento que prestam em cada modalidade de seguro. Ao contrário, o índice a ser publicado representa lamentável dano à imagem do setor segurador.

Um levantamento mais útil para os consumidores é o realizado pela Confederação com uma amostra representativa de 70% do setor, verificando que apenas 0,24% do total de demandas tratadas pelas ouvidorias das seguradoras converteram-se em reclamações qualificadas na Superintendência, o chamado Procedimento de Atendimento ao Consumidor (PAC).

Dos PACs registrados, apenas 25% geraram procedimentos sancionadores pela Susep, ou seja, apenas ¼ apresentavam indícios efetivos de irregularidade no atendimento ou violação às normas do setor”.

Leia mais: Susep passa a divulgar índice de reclamações do setor de seguros

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock