Ultima atualização 26 de fevereiro

Transparência e ética são fundamentais na odontologia suplementar

Juntamente com a tecnologia, esses dois fatores são importantes para que o segmento ofereça um serviço de qualidade para seus beneficiários

A cada dia a sociedade se mobiliza cada vez mais para buscar transparência nas relações e uma atuação sustentável. Não apenas como indivíduos, mas também como empresas, sejam elas públicas ou privadas. Ser socialmente responsável é ir além de discursos e ideias, estando engajado com um propósito que faça sentido ao indivíduo, ao coletivo, à humanidade e ao planeta. Quanto mais transparência temos com o compartilhamento de informações e opiniões, o que é bastante comum nos dias atuais, precisamos ser mais responsáveis e zeladores pelos nossos pensamentos, ideias e atitudes. Agir com sabedoria é também entender que há tempo, espaço e lugar para discussões de ideias. Mas o propósito precisa estar claro e acessível desde o início.

O advento da tecnologia, da computação em nuvem, das redes sociais e principalmente do acesso às informações de massa inflamou opiniões e exacerbou críticas, mas também trouxe inúmeros benefícios à sociedade atual. Viver sem estar digitalmente conectado poderia ser aceitável há menos de uma década. Hoje, já não conseguimos evoluir sem o auxílio da tecnologia.

A história não nos deixa mentir e também nos esclarece que tudo o que é novo pode ser muito bom e bem-vindo. Porém, não podemos nos esquecer de uma única e necessária condição: a de que os valores éticos acompanhem a chegada de tudo o que pode transformar a maneira como vivemos em sociedade. Afinal, a evolução visa um novo destino, mas o caminho que trilhamos até ele definirá, ao final da jornada, quem realmente somos.

Este cenário, então, vale para todas as frentes de atuação, inclusive a econômica. E por que não falar do setor da saúde? Afinal, cuidar de pessoas para viver bem, mais e melhor é algo que nos define como humanidade.

Geraldo Almeida Lima

Sabemos que as complexidades e peculiaridades da saúde suplementar, e especificamente do segmento odontológico, fazem parte do ambiente de discussões que mantemos com o órgão regulador. Elas buscam aperfeiçoar a atuação das operadoras, não só propiciando o melhor resultado operacional, mas também a melhoria em todos os níveis de relacionamento.

Devemos garantir boas práticas de atuação para que possamos oferecer um serviço de qualidade à toda a população. Ampliar o acesso à saúde bucal é uma das premissas básicas dentro do contexto da odontologia suplementar. Nosso desafio é grande, mas também recompensador sob a ótica do futuro que estamos construindo como humanidade. Chegar às repostas certas nos faz trilhar um longo caminho. Porém, somente teremos as melhores respostas se fizermos as perguntas ideais.

É um trabalho igualmente complexo, de muita informação, formação e educação. A ANS, órgão com o qual atuamos de forma próxima, elaborou um Guia de Boas Práticas Regulatórias justamente para auxiliar nesta missão de efetividade da melhoria da regulação. No Sinog, a nossa missão está em disseminar ética, integração, comprometimento, determinação e difundir o conhecimento às operadoras odontológicas no País. Apesar dos nossos esforços refletirem no aumento na nossa cadeia de beneficiários a cada ano, apenas 12% da população brasileira possui cobertura de um plano odontológico. Os mais de 26 milhões de pessoas que se beneficiam, de forma preventiva, com a saúde bucal ainda é um número baixo para um país continental.

Para que possamos continuar neste crescimento será necessário evoluir em transparência e ética. Somos conscientes das mudanças necessárias em nosso segmento e é por isso que neste ano estaremos discutindo a ética e a transparência no Simplo.

Acreditamos que seja possível ampliar o acesso à saúde bucal, de forma mais clara e transparente. Neste contexto, precisamos nos fortalecer utilizando as novas frentes da tecnologia e amparados pela ética e transparência para que o segmento seja cada vez mais democrático, acessível e humanitário.

* Dr. Geraldo Almeida Lima é presidente do Sinog

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO