Ultima atualização 11 de fevereiro

Seguro residencial: vale a pena o investimento?

Mesmo não sendo o mais conhecido entre a população, a proteção garante ao segurado estabilidade total caso o imóvel sofra com algum imprevisto

EXCLUSIVO – Adquirir uma casa é um dos maiores sonhos do brasileiro. Comprar um imóvel próprio muitas vezes requer anos de dedicação, sendo necessário poupar dinheiro e abrir mão até do lazer da família. É fundamental que tamanho investimento seja protegido de situações inerentes ao dia a dia e é ai que o seguro residencial entra como um importante aliado.

O seguro residencial é uma das modalidades de proteção que oferece o melhor custo-benefício no mercado. Apesar de sua importância, já que um imóvel normalmente é o bem mais precioso de uma pessoa, o produto está longe de estar entre os mais conhecidos pela população.

Fazer um seguro é uma forma estar protegido contra incidentes, como roubos e incêndios, que dependendo do tamanho podem trazer inúmeros prejuízos para o bolso do proprietário e comprometer inteiramente o patrimônio construído.

O cálculo do preço da apólice leva em consideração o custo da reconstrução da casa e o valor real dos bens que o consumidor deseja segurar. Sendo assim, o preço é baseado no sinistro, que é o valor a ser pago pela seguradora caso ocorra algum imprevisto que afete o imóvel.

Segundo Ivan Marcos, superintendente de Seguros Massificados Tradicionais e Habitacional da Mapfre, “o seguro residencial possui ótimo custo benefício e o valor do prêmio é acessível. Uma apólice com coberturas básicas, por exemplo, custa em média R$ 400,00 ao ano para casas e R$ 200,00 para apartamentos. Além de proteger o patrimônio da família de imprevistos, ainda oferece benefícios para a manutenção do imóvel”, afirma.

Leia mais: Seguro residencial é um aliado do trabalhador informal durante crise

Grande parte dos planos básicos de seguro residencial oferece coberturas contra incêndios, queda de raios e explosões. Entretanto, o produto se destaca pela sua grande versatilidade. Existem diversas coberturas diferenciadas que podem ser contratadas de acordo com a necessidade do cliente.

É possível, por exemplo, se prevenir contra roubos, danos provocados por raios em aparelhos eletrônicos, enchentes, vendavais e granizo. Outras coberturas adicionais incluem quebra de vidros e a responsabilidade civil familiar, que cobre danos provocados por membros da família a terceiros.

Na Sompo Seguros, é feita uma inspeção prévia com um especialista em alguns casos para fazer a constatação dos bens segurados, o que evita o pedido de nota fiscal em caso de sinistro e facilita o processo. Para João Carlos França de Mendonça, diretor Técnico de Commercial Lines da companhia, “cada vez mais o consumidor tem a percepção de que o seguro é um item essencial de seu planejamento financeiro. Esse é um processo educacional, que vem sendo construído pelos players do setor por meio da atuação das entidades, seguradoras e nossos parceiros corretores de seguros”.

Contudo, algumas situações não estão cobertas pelo produto, como imóveis em construção, reconstrução ou demolição; casas de madeira desocupadas; pensões, repúblicas, cortiços, asilos, congregações; desaparecimento inexplicável ou simples extravio de bens; objetos que não pertençam ao segurado ou um dos moradores da residência.

Para Marcel Tornero, gerente de Ramos Elementares da Porto Seguro, contratar o produto é também uma forma de manter a saúde financeira do lar. “Além disso, o seguro residencial tem um valor bastante acessível e formas de pagamento bem flexíveis, que fazem com que sua aquisição seja feita facilmente. Portanto, ele sempre valerá o investimento”.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock