Ultima atualização 06 de fevereiro

Qualificação é a palavra chave para o corretor de seguros

Durante o evento "O Novo Papel do Corretor de Seguros", promovido pela ENS, representantes do setor debateram sobre a importância da categoria se manter atualizada

EXCLUSIVO – Diante do cenário atual do mercado de seguros, é fundamental que haja discussões para uma reflexão sobre o novo papel do corretor de seguros. Para debater esse assunto, a ENS – Escola Nacional de Negócios e Seguros – promoveu ontem, 5 de janeiro, no auditório da entidade em São Paulo, o evento “O Novo Papel do Corretor de Seguros”.

O encontro destacou temas como o crescimento do mercado de seguros, a disrupção digital e importância da qualificação do corretor para a comercialização do seguro. Também foram analisados os papéis de entidades representativas do segmento, como Susep e Ibracor, e o que elas estão fazendo para auxiliar a categoria.

O debate foi conduzido por Renato Gonçalves, sócio-diretor da Movida Consultoria e Corretagem de Seguros, e teve a participação de Hidelbrando Neres, sócio da Valor Global Consultoria e Corretagem de Seguros; Giuseppe Calabro, consultor de novos negócios na Me Proteja Consultoria; e André Rezende, sócio na WinSeg Consultoria.

Para Gonçalves, a relação do corretor com o cliente é diferente do relacionamento do segurado com a seguradora e é por isso que o profissional deve atuar como um consultor no momento da venda e no pós-vendas, entendendo quais são as reais necessidades do consumidor.

“O novo papel do corretor de seguros não é oferecer apenas cotações, pois hoje em dia qualquer pessoa entra na internet e consegue comparar os preços entre um produto e outro. É necessário desenvolver a cultura do seguro no País e que a categoria esteja preparada para o oceano de oportunidades que o setor está oferecendo”, afirmou o executivo.

Leia mais: ENS oferece curso para habilitação de corretores de seguros

Neres fez um panorama do mercado durante sua palestra. O setor de seguros fechou 2019 com crescimento na casa de dois dígitos, entre 11% e 12,5%. Para 2020, a expectativa permanece positiva. Segundo dados da CNseg, o segmento irá alcançar uma expansão de até 13%. “Em um mercado em constante crescimento, é fundamental que o corretor esteja atento às tendências. Isso só se resolve com o conhecimento e entidades como a ENS estão aqui para oferecer qualificação para aqueles que querem estar prontos para o futuro”.

Diante da digitalização dos negócios e da transformação digital que impactam a estrutura e o modelo operacional do setor, muitos outros pontos também requerem atenção das corretoras, seguradoras e dos profissionais que atuam no mercado. De acordo com Rezende, “é fundamental que o corretor utilize a tecnologia para otimizar o tempo e humanizar o atendimento ao consumidor”.

Em meio às polêmicas da MP 905, publicada em 11 de novembro de 2019, revogando a lei 4.594, de 29 de dezembro de 1964, que regulamentava a profissão de corretor de seguros, Marcos Abarca, secretário do Sincor-SP da unidade Leste, afirmou que o corretor de seguros é o único que possuí conhecimento embarcado e capacidade de gerar confiança. “Acreditarmos no mercado segurador é necessário e é por isso que as entidades estão trabalhando em prol da categoria, buscando a certeza da continuidade do trabalho do corretor e dos direitos garantidos”, ressaltou Abarca.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO