Ultima atualização 28 de fevereiro

Open Insurance tem grande potencial para alavancar mercado segurador

Movimento tem como objetivo contribuir para a inovação em aplicações, serviços e modelos de negócio no setor e promover interação entre empresas

Seguindo o atual movimento da transformação digital, as seguradoras procuram simplificar os processos para otimizar a operação, visando facilitar a negociação e aumentar os ganhos da empresa.

É nesse meio que surge o Open Insurance. Esse conceito é um movimento de oferta de serviços e dados a parceiros, comunidades e startups com o objetivo de contribuir para a inovação em aplicações, serviços e modelos de negócio para o mercado segurador.

Na estrutura do Open Insurance, os produtos, serviços, informações e funcionalidades de uma seguradora ficam disponíveis para consumo por qualquer outra empresa que faça parte do ecossistema. Essa interação acontece em uma plataforma, de uma maneira fácil e com acesso para todos os envolvidos.

Mas afinal, quais são as regras básicas desse movimento?

1 – O segurado é o proprietário dos seus dados;

2 – Dados, produtos, serviços, transações são disponibilizadas em tecnologia comum pelo API (Application Programming Interfaces);

3 – Exposição de API’s de forma organizada facilita o acesso;

4 – Gestão de concessões;

5 – Padronização de dados.

No Open Insurance, a integração de serviços é a base de tudo. Por isso, para tornar essa entrega conjunta viável, o uso das aplicações como protocolo padrão de integração é fundamental. São as API’s que permitem que todas as companhias envolvidas estejam informadas em tempo real sobre o negócio.

Na prática, é somente a partir da combinação de arquiteturas de API’s abertas, inseridas em aplicativos de seguros, que o tipo de parceria do Open Insurance se torna possível.

É o acesso às aplicações que permite o compartilhamento de dados entre diferentes seguradoras, startups, bancos, insurtechs e outras organizações. No geral, o movimento só é possível por conta do uso inteligente das APIs.

O fato de muitos produtos de seguros serem já tratados na mesma plataforma (em geral Internet Bankings), ou em plataformas semelhantes às bancárias, irá despertar mais a curiosidade do consumidor para o tema.

As companhias de seguros podem capturar o novo valor quando se tornam atores-chave neste novo ecossistema. É a oportunidade perfeita para remodelar as interações atuais e ocasionais dos clientes para um relacionamento mais interativo e, assim, mais relevante.

Veja mais sobre o assunto no site da GR1D Insurance.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO