Ultima atualização 17 de fevereiro

Corretor contesta Susep e diz que não encarece o mercado

Gustavo Cunha Mello, sócio da Correcta Seguros, explica que o que encarece o seguro não é o corretor, mas a alta sinistralidade do mercado

Revista Apólice: Qual é o nível de comissionamento médio dos corretores de seguros?

Gustavo Cunha Mello: A comissão varia conforme o ramo de seguro, os seguros com prêmios muito baixos e que requerem um esforço grande para a venda – pois não encontram interesse do consumidor – costumam ter um percentual maior, que raramente ultrapassa a 25% ou 30%. Os que vendem mais facilmente tem um percentual menor. O seguro mais vendido, de automóvel, tem uma comissão média de 15%. É fundamental lembrar que essa comissão trata-se do faturamento bruto da corretora, que desse valor pagará tributos, salários e encargos de seus colaboradores, os custos do seu escritório, prestará serviço por 12 meses, e viverá com aquilo que lhe sobrar. E ainda que o corretor não recebe salário fixo, férias remuneradas, 13º salário etc. Ou seja, só recebe o que ganha de sua venda.

Revista Apólice: Quanto da distribuição no Brasil é feita de forma direta?

Gustavo Cunha Mello: Em todos os países com mercados de seguros avançados, em especial na Inglaterra, nos EUA, no Canadá, entre outros, 80% da venda é feita através de corretores. Apenas 20% é feita por outros canais de distribuição: bancos, telemarketing etc.

Revista Apólice: É possível comparar esta distribuição com outros países?

Gustavo Cunha Mello: Sim. Nos EUA, por exemplo, o corretor ganha em média 20% de comissão nos seguros de veículos. Lá a sinistralidade é bem menor, o que dá menos trabalho ao corretor; a frota é bem maior, o que ajuda a vender muito mais facilmente, e ainda não tem custos trabalhistas nem os impostos que os corretores brasileiros amargam. Aqui, nós ganhamos menos, 15% em média no seguro de automóvel, para trabalhar muito mais. Algumas pessoas vem dizendo o contrário, que o corretor brasileiro ganha muito e é o responsável pelo preço elevado do seguro. Isso é uma grande mentira, o seguro brasileiro é mais caro em função de uma sinistralidade mais elevada só isso.

Revista Apólice: O custo da distribuição direta é mais baixo para as seguradoras?

Gustavo Cunha Mello: Não! O corretor é muito mais barato! Às seguradoras não interessa destruir o canal de distribuição dos corretores. Além de ser o canal mais motivado, pois só recebe aquilo que produz. Se não produzir nada ganha. É o canal mais barato que existe, não recebe salário e encargos como a venda direta através de bancos e telemarketing, não tem custo elevado de manutenção como sistemas de TI e aplicativos. Inclusive na Inglaterra e nos EUA, a experiência mostrou que os canais de aplicativos e sites de venda direta são responsáveis por 90% das fraudes que houveram.

Revista Apólice: Quais são os riscos da distribuição direta?

Gustavo Cunha Mello: Principalmente uma baixa produtividade e a fraude quando o cliente vem pela internet ou de aplicativos. Outra questão: se acabarem com a profissão do corretor de seguros, hoje um autônomo com regramento próprio, no futuro os “vendedores de seguros” terão direitos trabalhistas frente às seguradoras que os usarem por mais de 3 meses. Ou seja, isso não interessa às seguradoras. Sairá bem mais caro.

Revista Apólice: Por que nenhuma empresa de distribuição direta conseguiu se firmar no Brasil?

Gustavo Cunha Mello: Simplesmente ainda não existiu a venda direta. Alguns sites que foram abertos já fecharam. Há uma seguradora estatal que tentou lançar um aplicativo, investiu muito dinheiro em campanhas e no seu aplicativo. O tempo passou, e o que seria uma ameaça aos corretores, hoje é motivo de piada. As ações na bolsa de valores dessa empresa deram prejuízo. Esqueceram que a venda de seguros requer uma relação de confiança e empatia.

Revista Apólice: Há espaço para a convivência entre a distribuição direta e os corretores de seguros?

Gustavo Cunha Mello: Não há nenhuma obrigação de se fazer seguros através de um corretor. Não é obrigatório. Isso é outra grande mentira repetida por aí. As pessoas podem fazer direto na seguradora e até através de bancos. Ocorre que muitas seguradoras não tem esse interesse, pois sai mais barato utilizar o canal dos corretores.

Revista Apólice: Você acredita que há poucas seguradoras operando no Brasil?

Gustavo Cunha Mello: O corretor de seguros não é o problema da concorrência. São 60 mil corretores em todo o país. Nenhum corretor consegue elevar o custo, pois o cliente consulta outro corretor com muita facilidade até pela internet.

Já as seguradoras têm uma grande restrição: cerca de 18 companhias atuam no ramo de automóveis, apenas 12 fazem 95% dos seguros de riscos nomeados e operacionais; 9 companhias concentram 95% dos prêmios de seguros de RC ambiental, 12 seguradoras concentram 95% do seguro de D&O. Isso apenas para citar alguns exemplos. No mercado de resseguros a concentração é ainda pior. Essa concentração é natural de todos os mercados de seguros no planeta. Se o governo deseja melhorar a concorrência deve atuar onde há concentração e não onde temos 60 mil competidores. E aumentar a concorrência de seguradoras e resseguradoras passa por facilitar o ingresso de novas empresas, o investimento maior das seguradoras já existentes, estímulos com menos burocracia, menos impostos etc.

Revista Apólice: O custo da distribuição é um fator impeditivo para a entrada de novos players no mercado?

Gustavo Cunha Mello: Não. A venda por aplicativos não é impactada pela existência ou não de corretores. Além de não ser obrigatório o uso de uma corretora, é muito fácil e simples abrir uma nova corretora caso os investidores desse aplicativo entendam que será um caminho mais simples que convencer uma seguradora a aceitá-lo como canal de distribuição.

Revista Apólice: As seguradoras de “baixo custo” irão distribuir seus produtos diretamente?

Gustavo Cunha Mello: Isso eu quero ver. Para mim, seguro é um mercado a parte. Não é companhia aérea e nem restaurante a quilo. Virou moda quererem inventar nomes e aplicativos sugerindo que alguns gênios iluminados trouxeram uma nova forma de
vender seguros. Existe um site chamado “startup graveyard” cheio de novidades falecidas.Não existe mágica e nem almoço grátis. O sinistro vem e a conta chega. Ou tem solidez e capacidade de pagamento ou vai vender bananas.

Cabe à Susep defender o consumidor somente, ela não pode defender investidores de aplicativos, cabe a ela proteger o segurado de empresas que não terão como indenizá-los. Já sofremos muito no mercado com GNPP, Ajax, Carioca, Banerj, Castelo Costa, Monarca etc. Deixaram muita gente na mão e sem receber. Agora vem uma nova onda de inovadores. Sem solvência e sem reserva técnica não desce para o play, vai se machucar e machucar outros. Gestões anteriores da Susep cuidaram bem disso e deixaram um mercado sólido e forte, herdado agora por essa nova gestão.

Revista Apólice: Empresas que comercializam produtos “peer to peer” tendem a ter sucesso no Brasil?

Gustavo Cunha Mello: Grandes empresas fazem licitações e compram direto de muitas seguradoras. Não tem corretor. Eventualmente contratam um corretor como consultor, pagando um fee por contrato. Isso já existe, De novo, é mentira dizer que o corretor é obrigatório.

Revista Apólice: Quais são as oportunidades de emprego que surgem com a nova regulamentação para corretores?

Gustavo Cunha Mello: Isso é outra besteira. Aplicativo não gera emprego, só de TI.
Os corretores que são 60 mil em todos país, empregam em média 5 pessoas. São 300 mil empregos diretos. Deputados, Senadores e Presidente precisam perceber que nesse grupo tem muito voto a ser conquistado ou perdido. Atacar o corretor não tem como gerar emprego, só destruir.  Não é bom para o segurador que pagará mais caro em outras distribuições, também não é bom para o consumidor que perderá a quem recorrer como apoio na hora que mais precisar para usar o seguro.

Revista Apólice: Algo mais a dizer?

Gustavo Cunha Mello: É mentira dizer que o corretor ganha muito e encarece o seguro. A seguradora vende seu produto apenas, o corretor é a engrenagem do mercado para estimular a concorrência desse mercado já concentrado, pois ele sim mostra várias opções de seguradoras ao cliente final. O corretor estimula a competição e assim ajuda a reduzir o custo. Só quem nunca trabalhou com seguros ou nunca abriu um livro técnico de seguros, ou nunca pesquisou os mercados de seguros mais avançados do mundo, para poder imaginar o contrário.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock