Ultima atualização 20 de fevereiro

Carnaval: seguradoras dão dicas de como curtir com segurança

Seja em casa, viajando ou nos blocos de rua, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar dores de cabeça durante o feriado mais aguardado pelos brasileiros

EXCLUSIVO – O carnaval está chegando e há aqueles que preferem a diversão nos bloquinhos de rua, outros adoram viajar e alguns escolhem até mesmo ficar em casa, apenas assistindo filme e comendo pipoca. São quatro dias de folia e a data é o feriado preferido pelos brasileiros.

Contudo, é necessário haver planejamento para que situações desagradáveis não aconteçam nesse período tão esperado por todos. Por isso, algumas seguradoras dão dicas de como se proteger e aproveitar as comemorações sem que o seu bolso ou sua saúde sejam prejudicados.

Para quem vai curtir em locais de grandes aglomerações, como os desfiles de rua, o nível de alerta para roubo de smartphones aumenta. Dados da Polícia Civil apontam que, só na capital paulista, foram furtados mais de 5,4 mil aparelhos de telefonia no carnaval de 2019.

Para os viajantes, o cuidado deve ser dobrado ao deixar a residência e ao utilizar o carro. De acordo com a diretora de Affinity da Willis Towers Watson, Raquel Silva, as tentativas de assalto a residências e estabelecimentos tendem a subir durante os feriados prolongados. “Em 2019, observamos crescimento de cerca de 10% nos sinistros de seguro residencial durante essa época. Para autos também existe um aumento de ocorrências devido à maior exposição no trânsito intenso e nas estradas”, afirma a executiva.

Segundo levantamento da Seguradora Líder, da sexta-feira de carnaval até a quarta-feira de cinzas do ano passado, foram registrados 3.346 acidentes indenizados pelo seguro DPVAT em todo o país. Deste total, 1.980 foram referentes a acidentes que deixaram vítimas com algum tipo de sequela permanente e 492 foram casos fatais.

Os números apontam que, durante o período analisado, o sábado e o domingo de folia foram os dias que apresentaram maior incidência de acidentes, somando 40% dos episódios. A maioria das ocorrências registradas e indenizadas (47%) aconteceu durante o anoitecer e pela manhã. Jovens entre 18 e 34 anos estão entre os mais afetados, representando 50% dos casos.

A Mapfre alerta sobre os cuidados necessários para quem faz uso de bebidas alcoólicas. O principal é deixar o carro em casa. Dá para utilizar aplicativos de caronas, eleger o “motorista da vez” entre os amigos ou usar o transporte público para chegar e deixar as festas em total segurança, pois muitas prefeituras têm esquemas oficiais de ônibus e metrôs durante esse feriado.

Se você vai viajar, a companhia também ressalta a importância de se evitar nadar em mar aberto sozinho ou saltar de locais altos na água, onde o solo pode ter bancos de areia, corais ou pedras. Também é fundamental lembrar  o perigo de conduzir embarcações sem ser habilitado.

Leia mais: Chubb alerta sobre a importância do seguro para eventos durante carnaval

A SulAmérica também fala da necessidade de estar com a saúde em dia para cair na folia. Faça acompanhamento médico periódico e não se esqueça de levar remédios de uso constante na mala. Evite também comer comidas muito gordurosas ou comer em lugares desconhecidos, pois uma intoxicação alimentar pode acabar com o seu feriado.

Sendo assim, curta sem moderação e use o seguro que você contratou para manter-se protegido.

Nicole Fraga
Revista Apólice

* com informações das assessorias de imprensa

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO