Ultima atualização 18 de fevereiro

Rivaldo Leite: “O corretor de seguros é quem tem canal direto com os consumidores”

Em sua primeira entrevista após ser empossado como presidente do Sindicato das Seguradoras de São Paulo, Rivaldo Leite, vice-presidente comercial e de marketing da Porto Seguros, ratifica a posição da entidade de apoiar a distribuição via corretores

Revista Apólice: Quais são os seus planos à frente do Sindicato das Seguradoras de São Paulo?
Rivaldo Leite: Para mim é um nova experiência. Mesmo completando 40 anos de atuação no mercado de seguros, trabalhar à frente da entidade será um novo desafio profissional. Inicialmente, estou entendendo as necessidades do mercado para que, em conjunto com o time de diretores, possamos avaliar oportunidades de novos projetos dentro do segmento.

Revista Apólice: Como pode ser a contribuição do Sindicato para a boa comunicação institucional com a sociedade?

Rivaldo Leite: Pretendemos dar sequência a alguns projetos já em andamento e criar formas de investir ainda mais na cultura do seguro e na propagação de sua importância na vida das pessoas.

Revista Apólice: Como você vê a situação atual do mercado de seguros, com a possibilidade de entrada de seguradoras de menor porte?

Rivaldo Leite: Eu vejo o mercado de seguros em um momento favorável, uma vez que a economia do país começa a dar sinais de melhorias e isso impulsiona o crescimento de novas empresas. Eu vejo a livre concorrência com bons olhos, uma vez que estimula a qualidade dos produtos e dos serviços, mas é fundamental termos regras igualitárias para todos, para manter uma concorrência saudável e sólida. Lembrando também da importância de se ter reservas técnicas.

Revista Apólice: Você acredita que a distribuição via corretor de seguros vai diminuir com a desrregulamentação da profissão?

Rivaldo Leite: Não, pois a profissão de Corretor de Seguros é super consolidada no País e tem um alto reconhecimento por parte da sociedade. É o Corretor de Seguros que tem o canal direto com os clientes e é capaz de auxiliar e indicar produtos e serviços que sejam importantes para cada perfil de pessoa.

Revista Apólice: Você acredita que os novos consumidores vão adquirir seguros de forma direta?

Rivaldo Leite: Não. O próprio mercado segurador não demonstra esse interesse, pois enxerga no Corretor de Seguros o profissional adequado e capacitado para realizar essa intermediação.

Revista Apólice: Há alguma indicação do Sindicato no sentido de instruir as seguradoras sobre quem serão os responsáveis pela comercialização dos produtos de seguros?

Rivaldo Leite: Hoje, existem algumas discussões sobre temas como esse. Entendo que os Corretores sejam os profissionais que se prepararam para essa atuação e que foram certificados para trabalhar no segmento de seguro e o mercado não abrirá mão de uma qualificação e certificação pelos órgãos competentes.

Revista Apólice: Como é o diálogo entre o Sindseg SP e a Susep?

Rivaldo Leite: O Sindseg sempre teve a premissa de dialogar com todas as entidades do mercado e vamos manter essa aproximação, inclusive com a Susep.

Revista Apólice: Quais são as perspectivas do mercado de seguros para 2020? Quais resultados são esperados?

Rivaldo Leite: As perspectivas são muito favoráveis. Como disse, a economia começou a apresentar melhores resultados, o que deve impulsionar vários setores, inclusive o de seguros. Vejo um crescimento de no mínimo 10% no mercado de seguros.

Kelly Lubiato
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock