Ultima atualização 27 de janeiro

Seguro educacional garante proteção em caso de imprevistos

Produto cobre mensalidades em caso de morte ou invalidez permanente do responsável financeiro do aluno, permitindo que consumidor continue oferecendo uma educação de qualidade para seus filhos

EXCLUSIVO – 2020 já começou e com ele vieram também as famosas contas de IPVA, IPTU, material escolar, rematrícula e mensalidade da escola/faculdade entre outras. Uma das principais preocupações das famílias brasileiras é garantir uma educação de qualidade para seus filhos e, atento às necessidades do consumidor, o mercado de seguros criou o seguro educacional.

Apesar de não ser novidade, algumas pessoas ainda não têm conhecimento sobre o produto e quais os benefícios que ele oferece para prevenir dívidas de universitários e estudantes com a unidade de ensino particular, garantindo a sua formação.

De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 61 milhões de brasileiros terminaram 2019 inadimplentes. Esse índice influencia o setor da educação, o que leva ao aumento da procura pela proteção. Segundo dados da FenSeg – Federação Nacional das Seguradoras de Seguros Gerais, em 2018, a venda do seguro educacional cresceu 7,5%.

Entre as coberturas básicas, o seguro cobre as mensalidades caso o pagamento seja interrompido por alguma fatalidade, como a morte do contratante por causas naturais, acidentais ou invalidez permanente. Outra situação em que a proteção pode auxiliar é em caso de demissão ou afastamento do trabalho por doença adquirida em decorrência do mesmo.

Bernardo Castello, diretor na Bradesco Vida e Previdência, afirma que “em momentos de instabilidade econômica há uma preocupação maior com questões como o desemprego. Da mesma forma como o seguro prestamista funciona como uma proteção para o tomador de crédito e para a instituição financeira, o seguro educacional é a proteção para os pais, alunos e escolas com o objetivo de garantir a continuidade da educação”.

(FOTO: Julio Bittencourt) Bernado Castello

É possível que o consumidor contrate coberturas extras, como gastos com material, uniforme e despesas com a formatura. O produto pode cobrir também a remoção médica do aluno em caso de doença ou acidente na escola, transporte de ida e volta às aulas se o estudante estiver com dificuldade de locomoção em razão de um acidente e assistência funeral em caso de morte.

Leia mais: Crise e inadimplência no Fies mantém busca pelo seguro educacional

As instituições de ensino não são obrigadas a oferecer o produto. Entretanto, as que fornecem, geralmente ofertam o serviço no ato da matrícula e o pagamento é integrado  aos boletos das mensalidades.

Na Universidade Estácio de Sá, desde 2014 o benefício é oferecido de forma gratuita para os alunos dos cursos de graduação Tradicional ou Tecnológica nas modalidades EAD ou presencial. O universitário, cumprindo todas as exigências do seguro, tem direito a uma indenização de até seis vezes o valor da mensalidade do mês da perda de renda.

“Oferecemos o seguro como uma forma de diferencial competitivo da organização junto aos nossos alunos e candidatos. Nosso objetivo é garantir que o estudante continue com seu projeto de vida, independente da sua situação financeira”, ressalta Diego Nicheli Chagas, gerente de Operações Financeiras da Estácio.

Nicole Fraga
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock