Ultima atualização 13 de janeiro

Os gap’s da cobertura de poluição súbita x riscos ambientais

As empresas têm demonstrado maior preocupação quanto aos impactos ambientais decorrentes de suas atividades e a questão socioambiental tem sido motivação para a contratação de uma apólice

O que tem chamado muita atenção neste tema é a falsa percepção de proteção das empresas em relação às coberturas de poluição súbita e/ou acidental em relação as exposições de riscos ambientais. A preocupação quanto a lacuna de coberturas vinculadas a outros ramos é pertinente. Todas as empresas possuem algum tipo de exposição ambiental, umas mais e outras menos.

O risco ambiental pode se configurar de diversas formas, dentre elas, após um acidente como incêndio, explosão, alagamentos, vazamentos, derramamentos, transbordamentos entre outros, trazendo consequências através da poluição, contaminação do solo e subsolo, da água superficial e subterrânea, de danos à biodiversidade e físicos às pessoas, assim como danos à imagem e de reputação, além da possibilidade de paralisação dos negócios, tendo como consequência os lucros cessantes e as perdas financeiras consequentes.

Kátia Papaioannou

As empresas estão mais conscientes sobre a importância da gestão do risco ambiental e o seguro representa uma ferramenta para mitigar as exposições, prevenir perdas e garantir a continuidade dos negócios. Elas conhecem os possíveis impactos ambientais decorrentes de suas atividades e a importância da questão socioambiental para a sociedade. As exigências contratuais, financiamentos e concessões, impulsionadas pela questão da corresponsabilidade, além de obrigações regulatórias e a constante evolução na legislação brasileira, também têm contribuído para um esforço das companhias quando o assunto é risco ambiental.

Com base neste contexto, a nossa missão é esclarecer para as organizações e ajudá-las na identificação destas lacunas em relação às atuais apólices e redirecionar adequadamente as suas exposições de forma que não sejam surpreendidas negativamente em momentos críticos.

Para facilitar essa compreensão e desmistificar a falsa percepção de proteção, elencamos abaixo os 5 principais gap’s da cobertura de poluição súbita inserida em outras modalidades de seguro em comparação à apólice de riscos ambientais:

  1. Cobertura exclusivamente a terceiros, ou seja, os danos causados à própria empresa não estão amparados;
  2. Não há cobertura para elementos naturais de titularidade pública, como mares, rios, lagos, florestas, ar, fauna, flora, etc.;
  3. Não há cobertura para fenômenos naturais e atos da natureza, como raio, vendaval, alagamento, etc, os quais ocorrem sem a intervenção humana;
  4. Não há cobertura para responsabilidade solidária atribuída a danos relacionados a descarte de resíduos em locais de terceiros e transporte de mercadorias e produtos;
  5. Limitação temporal de 72 horas, considerando o início ao fim do acidente, a qual também se aplica a reclamação de terceiros por tais danos.

As empresas buscam cada vez mais apoio consultivo na contratação de apólice de riscos ambientais, o que entendemos tratar-se de uma estratégia essencial para a mitigação das ameaças ambientais e ecológicas aos seus negócios.

* Kátia Papaioannou é superintendente de RC e Ambiental na Marsh Brasil

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock