Ultima atualização 07 de janeiro

Grupo Pentagonal Seguros passa a comercializar emissão da PID

Em parceria com o Automóvel Clube Brasileiro, o Grupo passa a oferecer para os seus clientes documento que permite que motoristas conduzam veículos no exterior

Em parceria com o Automóvel Clube Brasileiro, o Grupo Pentagonal Seguros vai comercializar a emissão da Permissão Internacional para Dirigir no setor de seguros, em todas as suas franquias. Conhecido como PID, o documento permite que motoristas conduzam veículos automotores no exterior.

De acordo com a Portaria DENATRAN nº 251/2017, a instituição está autorizada a expedir a PID para brasileiros em todo o território nacional. A permissão tem validade de três anos e é preciso portá-la junto com a Carteira Nacional de Habilitação. É importante estar com o documento por ser internacionalmente reconhecido e traduzido em nove idiomas, com o objetivo de facilitar a checagem das informações do condutor, tanto para locações de veículos quanto em fiscalizações das autoridades locais.

“Quem viaja para fora do Brasil precisa ter a consciência que embora as locadoras não peçam o documento como condição para alugar um veículo, é necessário a PID em mãos. Caso ocorra um acidente ou se o viajante for parado pela polícia, sem este documento tudo se complica, e a viagem, que deveria ser tranquila, se torna um contratempo por conta dos transtornos que podem ser causados”, explica Bernard Biolchini, CEO do Grupo.

Leia mais: Grupo Pentagonal Seguros inaugura unidade em Farroupilha

Quando o turista apresenta somente a CNH para uma autoridade de trânsito que não conhece a língua portuguesa, isso pode gerar dúvidas ao responsável pela fiscalização. Existem casos de motoristas que foram multados na Argentina, por estarem somente com a CNH e não portarem o documento. Caso não domine o idioma local, a dificuldade para responder todos os questionamentos do agente de trânsito é considerada mais um obstáculo.

Desde 14 de agosto de 2016 entrou em vigor a Convenção da Apostila da Haia. O tratado tem o objetivo de agilizar e simplificar a legalização de documentos entre os 112 países signatários, permitindo o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil.

A PID pode ser adquirida sem dificuldades. Basta preencher o formulário com um único cadastro, efetuar o pagamento e no máximo em três dias o documento é despachado pelos Correios.

N.F.
Revista Apólice

Compartilhe no:

Assine nossa newsletter

Você também pode gostar

Feed Apólice

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Ads Blocker Detected!!!

We have detected that you are using extensions to block ads. Please support us by disabling these ads blocker.

Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock